Início Empresas Aéreas

Azul deve dar adeus ao jato E195-E1 que tem o nome de um dos fundadores da Embraer

Foto ilustrativa

A Azul Linhas Aéreas está próxima de devolver o Embraer E195-E1 de marcas brasileiras PR-AUK (msn 19000692), que foi fabricado em 2015, tendo portanto apenas 7,7 anos. A aeronave tem o nome de batismo “Ozires Silva”, célebre brasileiro que ajudou a fundar a fabricante brasileira de aeronaves e que foi homenageado esta semana por ocasião de seu aniversário de 92 anos.

A devolução da aeronave ao seu dono, o Wilmington Trust Company, deve ocorrer nos próximos dias e, para tanto, a empresa conduz os trâmites burocráticos, enquanto a aeronave estaria estacionada nas instalações da Embraer em Sorocaba, no interior de São Paulo, desde o dia 8 de novembro de 2022 (segundo o último rastreamento do voo capturado pelo FlightRadar24).

O último voo do PR-AUK na malha da Azul aconteceu em agosto de 2022, quando fez o AD-9352, de Belo Horizonte (Confins) para o Rio de Janeiro. No mesmo dia, o avião retirado de operação na rede e levado para BH (Pampulha).

Em 3 de novembro, o jato fez um bate-e-volta até o Uruguai, quando foi concluída a devolução “no papel” para o lessor. No dia 8 do mesmo mês, foi levado até Sorocaba, onde a Embraer possui uma grande oficina de manutenção, e está ali desde então.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.