Azul e LATAM ficaram entre as 5 aéreas globais mais pontuais do mundo em agosto; GOL liderou entre as low-costs

Imagem: Inframerica

A Cirium, grande referência global em dados do mercado de transporte aéreo, divulgou nesta semana seu mais recente Relatório de Pontualidade de operações de transporte de passageiros (OTP – On-Time Performance).

A publicação mostra que o mês de agosto de 2024 apresentou desenvolvimentos animadores, incluindo uma diminuição no número de cancelamentos de voos regionais e uma melhoria no desempenho geral de aeroportos e companhias aéreas.

Os cancelamentos de voos diminuíram entre 5% e 37% nas regiões da Ásia-Pacífico, Europa, América do Norte, e Oriente Médio & África. A exceção foi a América Latina, comum aumento de 6%.

Para uma empresa aérea se qualificar para o Relatório de Pontualidade da Cirium, é necessário ter uma cobertura de dados de horário real de chegada ao portão de 80%, para todas as categorias de companhias aéreas. Essas categorias são Companhias Globais, Companhias Principais (por região do planeta) e Companhias de Baixo Custo, conforme critérios definidos pela Cirium.

Companhias aéreas globais

No ranking das empresas aéreas globais, a Aeromexico (AM) voltou ao topo este mês com uma pontualidade (OTP) de 86,54%, uma melhoria de quase 5 pontos em comparação com 81,56% em julho. Da mesma forma, o Aeroporto Internacional Benito Juarez (MEX), principal hub da Aeromexico, conquistou o primeiro lugar na categoria de aeroportos globais, atingindo uma pontualidade de 84,33%. Isso representou um aumento de 6 pontos em relação aos 78,33% do mês passado.

A Saudia (SV) ficou em segundo lugar, com uma pontualidade de 84,60%, com o Aeroporto Internacional King Khalid (RUH) assegurando o segundo lugar na categoria de aeroportos globais, entregando uma pontualidade de 83,11%.

Subindo da quarta posição no mês passado, a Avianca (AV) alcançou o terceiro lugar, com uma pontualidade de 83,19%. O Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá (BOG), um hub da Avianca, terminou o mês em quinto lugar na categoria de aeroportos globais, com uma pontualidade de 82,84%.

A Azul Linhas Aéreas (AD) seguiu de perto em quarto lugar, com uma pontualidade de 83,06%. O Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas (VCP), principal hub da Azul, terminou o mês em quinto lugar na categoria de aeroportos médios, com uma pontualidade de 84,49%.

Depois de ficar em terceiro lugar no mês passado, a LATAM Airlines (LA) caiu para a quinta posição, alcançando uma pontualidade de 83,05%. O Aeroporto Arturo Merino Benitez (SCL), um hub da LATAM Airlines, concluiu o mês com uma pontualidade de 79,47%.

Companhia aéreas principais – América Latina

A América Latina foi a única região que testemunhou um aumento, de 6%, no número de voos cancelados no mês passado. Esse número representou 3.414 voos cancelados em agosto, em comparação com 3.222 no mês anterior.

Após dominar a região em maio passado, a Copa Airlines (CM) voltou a ser a líder regional em agosto, alcançando uma pontualidade de 90,65%, uma melhoria de quase 7 pontos em comparação com 83,77% em julho. O Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), principal hub da Copa, também dominou a categoria de aeroportos médios e apresentou uma pontualidade de 92,68%. Isso representou um aumento de quase 6 pontos em relação aos 86,38% de julho.

Saindo do oitavo lugar no mês passado, a Aeromexico (AM) subiu para a segunda posição na região, com a pontualidade de 86,54%.

A Gol Linhas Aéreas (G3) seguiu em terceiro lugar, com uma pontualidade de 85,41%, uma queda de 4 pontos em relação a 89,43% em julho. O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (GRU), principal hub da Gol, concluiu o mês em terceiro lugar na categoria de aeroportos globais, com uma pontualidade de 83%, uma leve melhora em relação aos 82,08% de julho.

A Avianca (AV) concluiu o mês em quarto lugar, com a pontualidade de 83,19% acima descrita.

A Azul (AD) ficou na quinta posição na América Latina, com a pontualidade de 83,06% acima apresentada.

Companhias aéreas de baixo-custo

A Gol (G3) manteve-se como líder na categoria das empresas aéreas de baixo-custo do mundo todo, com a pontualidade de 85,41% acima apresentada. A Iberia Express (I2) seguiu em segundo lugar, com uma pontualidade de 83,43%, um aumento de quase 4 pontos em comparação com 79,88% em julho.

A Azul (AD) ficou na terceira posição, com a pontualidade de 83,06% previamente descrita. A Peach Aviation (MM) ficou em quarto lugar, com uma pontualidade de 80,71%, o que representou uma queda de 5 pontos em relação à pontualidade de 85,70% de julho.

A Vueling (VY) concluiu o mês em quinto lugar, com uma pontualidade de 79,27%, um aumento de quase 3 pontos em relação aos 76,50% em julho.

Informações da Cirium

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Passageiros têm mais de 3.500 horas de música adicionais com parceria...

0
A Emirates Airlines anunciou uma inovadora parceria com o Spotify, trazendo uma nova dimensão ao entretenimento a bordo através da