Início Empresas Aéreas

Azul fará voo para a Itália com aeronave turboélice ATR 72

Dentro de alguns dias, um avião turboélice ATR 72-600 de matrícula PR-AQB (msn 1054), da Azul Linhas Aéreas, poderá ser visto numa rota bastante incomum e curiosa, ligando Belo Horizonte a Napoli, na Itália, com várias escalas intermediárias. O voo, no entanto, não decolará com passageiros, mas será um traslado com objetivo de realizar a manutenção no avião, relatou uma fonte na companhia ao AEROIN.

O motivo pelo qual a Azul busca uma organização de manutenção tão distante refere-se à falta de slots disponíveis em outras oficinas, inclusive em sua própria, para a colocação da aeronave, que estaria sendo devolvida ao dono, a empresa de leasing Nordic Aviation Capital (NAC), no final deste ano.

Tal falta de slots, por sua vez, refere-se à alta taxa de ocupação das oficinas ao redor do mundo, dada a alta demanda das empresas aéreas para recolocar aeronaves em condições de voo com o retorno das viagens após a queda nos casos de Covid-19.

Esse exemplar do ATR 72 chegou à Azul em novembro de 2012 novo de fábrica e carrega o nome de batismo “Azul, blanc et rouge”. Com quase dez anos de idade, é um dos aviões mais antigos desse modelo na frota da empresa paulista.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.