Azul recebe 10 aeronaves ex-Avianca e LATAM mais 10

Avião Airbus A320neo Azul Rosa Câncer de Mama
Novo A320neo da Azul – Imagem: Eurospot

Com o desmantelamento das operações da Avianca Brasil, consequência da grave crise que afeta a empresa, o mercado aéreo brasileiro toma um rumo de consolidação forçada. As companhias aéreas mais imediatamente beneficiadas são Azul e a Latam, que receberão, juntas, 20 aeronaves ex-Avianca.

A saída quase que total da Avianca do mercado aéreo representa uma péssima notícia para os passageiros; em reportagem recente, O Estado de São Paulo revelou que as passagens aéreas aumentaram de preço no Brasil em razão da crise na empresa, resultando num desembolso 14% maior e alguns trechos com até 140% de aumento.

Nesse processo, e enquanto o leilão das UPIs da Avianca não ocorre, beneficiam-se mais rapidamente a Azul e a Latam. Por operarem frotas de aeronaves Airbus, as duas rapidamente assumiram uma boa parte da frota da Avianca. Ao todo, a Azul ficou com 10 A320 ex-Avianca, quase todos já voando com as novas cores, enquanto que a Latam recebeu 10, que estão aguardando a repintura em São Carlos, antes que sejam incorporadas na frota. A Avianca passa a ter apenas 5 aeronaves.

A GOL se beneficia pelo aumento da procura bilhetes, mas sua frota de Boeing e o fato de os 737 MAX estarem parados, delimitam o poder de absorção da demanda.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul