Início Novidades

Azul pede aprovação especial para fazer voos no espaço aéreo do Atlântico Norte

Foto: Azul

A Azul Linhas Aéreas foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar voos em espaço aéreo NAT-HLA (North Atlantic High Level Airspace) com aeronaves Airbus A330-200 e A330-900neo. Ainda não há informações sobre o motivo que levou a aérea a fazer tal pedido, mas a aprovação significa que seus aviões podem acessar uma movimentada área de tráfego aéreo no Atlântico Norte.

A área designada NAT-HLA refere-se àquela em destaque no mapa abaixo, compreendendo a vasta extensão de mar entre a América do Norte, a África e a Europa e entre os níveis de voo FL285 e FL420 (entre 28.500 e 42.000 pés de altitude), ou seja, entre 8.600 e 12.800 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Dado o alto volume de tráfego, além de motivos de segurança e padronização, aprovações específicas são concedidas às empresas para voarem nesta área. Essas aprovações devem ser concedidas pela autoridade de aviação civil do país onde a empresa aérea está registrada. No caso da Azul, portanto, a ANAC é responsável.

A empresa aérea, por sua vez, precisa manter manuais atualizados e tripulação treinada para operar em tal região. O que resta saber no momento é o motivo por trás do pedido da Azul.

Imagem: ANAC

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.