Início Aeroportos

Azul poderia retomar voos no aeroporto de Araraquara (SP)

ATR-72 da Azul, em solo de Araraquara (SP) – Imagem: Câmara Municipal

Após mais de dois anos do adiamento da retomada dos voos comerciais, o Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara, a 252 km da capital paulista, pode voltar a receber voos comerciais pela Azul Linhas Aéreas. É o que aponta a concessionária do terminal, a Rede VOA.

De acordo com informações do portal A Cidade On, os voos comerciais em Araraquara poderiam voltar a operar já no mês de abril. Isso se deve à serie de reformas e melhorias emergenciais realizadas no terminal no último semestre, como a instalação do balizamento noturno, um dos motivos pelos quais a Azul deixou de operar na cidade.

Além disso, um novo sistema contra incêndio, melhorias no terminal de passageiros, a reativação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA), desativada em 2021 pelo Daesp, entre outras, estão entre as melhorias.

Azul nega possiblidade de volta à ‘Morada do Sol’

Assim como informado pelo AEROIN em 2022, no “aniversário” de dois anos da paralização dos voos da Azul no Bartholomeu de Gusmão e a não intenção de voltar à operar no terminal, a situação continua a mesma. Procurada pelo jornal, a Azul Linhas Aéreas disse que não há previsão para a retomada dos voos na cidade, porém, a Rede VOA afirmou que a companhia é obrigada a voltar com os voos em Araraquara, como contrapartida pelo incentivo, renovado recentemente, do ICMS.

A Azul, além de já estar em tratativas para retorno das operações, possui obrigação na contrapartida do incentivo de redução da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) sobre o querosene de aviação (Jet A1), para manter os voos diários com a Capital de SP“, diz a VOA em nota.

Com a intenção de garantir, através de uma concorrência privada, abastecimento nos aeroportos menores e mais distantes da Capital e ampliar a concorrência em Ribeirão Preto, o maior aeroporto comercial administrado pela concessionária, os 15 demais terminais da VOA iniciaram a nova operação de fornecimento de combustíveis, tendo a Vibra como nova abastecedora do aeroporto de Araraquara.

Leia também:

Sair da versão mobile