Início Aviação Militar

Azul apresenta proposta para fornecer dois Airbus A330-200 à Força Aérea Brasileira

No dia 7 de março, a Força Aérea Brasileira, através de seu adido em Washington, Estados Unidos, realizou a reunião de apresentação de propostas para o certame de número 220004/CABW/2022, que busca adquirir duas aeronaves Airbus A330-200 para futura conversão em MRTT, ou seja, capaz de atuar como aeronave de múltipla finalidade, incluindo tanque e transporte em geral.

Segundo a ata da reunião, vista pelo AEROIN, apenas a Azul SA, holding que controla da Azul Linhas Aéreas, apresentou um envelope com uma proposta. Segundo o documento, outras cinquenta empresas de todas as partes do mundo foram convidadas a participar, mas nenhuma apresentou propostas, levando ao entendimento de que “não houve interesse”.

Por sua vez, o certame com apenas uma empresa ofertando é permitido pela lei brasileira. O próximo passo inclui a análise da documentação de qualificação apresentada pela Azul e também a abertura da proposta de preço, que está agendada para amanhã, 9 de março, às 9h locais, quando será aberto o envelope com a proposta da Azul.

Se a empresa for habilitada após análise da documentação e a proposta de preço for aceita pela Força Aérea, então a fornecedora dos dois A330 será a Azul (o que está muito próximo de acontecer).

O leilão pede que a aeronave tenha sido produzida após 1 de janeiro de 2014. Dos oito Airbus A330-200 que estão na frota da Azul atualmente, apenas o jato PR-AIS (msn 1492) atende a esse requisito. Todos os demais são muito mais antigos. Desta forma, ainda deve ficar claro como a Azul planeja atender à demanda da FAB.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile