Azul programa a chegada e o início dos voos com o Airbus A321P2F

Como informado anteriormente, a Azul Linhas Aéreas está renovando sua frota de cargueiros e planeja iniciar os voos de um par de A321-200P2F equipados com motores V2500, no início de 2025. A transportadora brasileira espera receber a primeira aeronave (msn 2741) em outubro, após um Check-C e outros trabalhos, e a segunda (msn 2759) por volta de dezembro, informou ao CargoFacts.

No mês passado, juntamente com a atualização mensal do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC, foram reveladas as duas primeiras matrículas reservadas para os futuros jatos Airbus A321F da Azul. São elas PS-AJA (MSN 2741) e PS-AJB (MSN 2759). Ambas as aeronaves, com mais de 18 anos de serviço, foram originalmente encomendadas pela China Southern Airlines e operaram na configuração de passageiros.

O A321F pode transportar até 28 toneladas de carga, o que representa 8 toneladas a mais do que o 737-400F operado pela Azul. Nos últimos anos, Izabel Reis, Diretora da Divisão de Carga, citou que a capacidade adicional se encaixa perfeitamente no modelo da Azul, que pretende utilizar o jato além da principal rota hoje feita pelo 737, que é Campinas – Manaus.

Reis mencionou que a região do Cone Sul e Miami estão na mira da empresa cargueira, que poderia competir em alguns mercados com outras forças do setor na região, como a Latam Cargo e a Avianca Cargo.

Por fim, vale mencionar que a Azul terá benefícios de redução de custos com o A321F. Pilotos que operam atualmente os jatos A320neo e A321neo têm a mesma habilitação para o futuro jato cargueiro. Da mesma forma, a manutenção é muito similar, sendo a única grande diferença os motores dos aviões A321neo e A321ceo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias