Azul recebe aeronave Cessna Caravan de número 3.000, entregue pela TAM

A Textron Aviation, representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou, nesta sexta-feira (13), a entrega da 3.000ª aeronave da família Caravan.

Divulgação – Azul

O modelo em questão, um Grand Caravan EX, foi entregue para a Azul Conecta, companhia aérea brasileira regional, subsidiária da Azul Linhas Aéreas com a matrícula PS-CNH batizado de ‘Conecta Brasil’. As 3 mil unidades entregues em todo o mundo reforçam o sucesso da família Caravan e consolidam o modelo como o turbo-hélice mais popular do mundo.

Em comemoração a esse marco histórico, foi feita uma cerimônia de entrega com as presenças de representantes comerciais da Azul Conecta e da Textron Aviation, na sede da empresa, no Kansas (EUA).

“A versatilidade e a confiabilidade do Cessna Caravan fizeram dele a aeronave mais popular na categoria turbo-hélice utilitário, com agora 3 mil unidades entregues globalmente. Sou grato a clientes como a Azul Conecta, que confiam continuamente na família de aeronaves Caravan para cumprir suas missões, entregar soluções e melhorar vidas em todo o mundo”, afirma Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas e operações de voo da Textron Aviation.

“O Caravan é um sucesso absoluto no mundo todo, incluindo o Brasil, graças as suas características únicas e muito adequadas às operações no país, como robustez, versatilidade e a possibilidade de operar em pistas curtas e não preparadas — maioria no Brasil. Este número tão significativo atesta o sucesso da família Caravan e o compromisso da Cessna em fazer aeronaves que se adequam a todo tipo de missão, em diferentes ambientes. Motivo de orgulho para a fábrica, para nós da TAM Aviação Executiva que comercializamos o modelo no país e, certamente, para cada um dos milhares de operadores satisfeitos do turbo-hélice utilitário mais popular do mundo”, afirma Leonardo Fiuza, Presidente da TAM AE.

Concebido como um avião utilitário robusto e com baixo custo operacional, o Caravan foi projetado para uso em áreas remotas, com mudanças climáticas extremas, terreno montanhoso e condições de pouso difíceis.

A versatilidade da aeronave tornou-se conhecida em todos os cantos do mundo, e o Caravan continua a ser amplamente utilizado nos mercados globais por diversos clientes como: agentes governamentais, policiais e militares, operadores de ambulâncias aéreas, transportadores de carga, corporações e organizações humanitárias.

No Brasil o modelo aparece como um dos preferidos para operações ligadas ao agronegócio e também para a aviação regional, graças à possibilidade de levar até 9 passageiros e muito peso, operar em diversos tipos de pista, chegando em locais onde a aviação regular não chega, além de poder ser configurado com interior executivo que proporciona um conforto sem igual, similar a muitos jatos de médio e grande portes.

“Esse Grand Caravan EX voará orgulhosamente pelos céus brasileiros e conectará nossos 158 destinos, muitos dos quais só são possíveis devido a utilidade e flexibilidade da aeronave. Como cliente de longa data da Textron Aviation e com uma frota de mais de 25 aeronaves Cessna, estamos felizes em fazer parte deste importante marco”, afirma Flavio Costa, diretor técnico da Azul e presidente da Azul Conecta.

Vale ressaltar que os consumidores podem escolher quatro modelos da família Caravan que melhor se adaptam à sua missão: o Caravan 208, o Grand Caravan EX 208B, o Caravan Anfíbio e o Grand Caravan EX Anfíbio.

Confira a linha do tempo da família Caravan

  • 1981 Cessna lança o projeto Caravan
  • 1982 Primeiro voo do protótipo do Caravan 208
  • 1984 Caravan 208 recebe a certificação da FAA
  • 1985 Cessna inicia as entregas do Caravan 208
  • 1985 Caravan 208 é aprovado para voos na versão anfíbia
  • 1986 Caravan 208B Super Cargomaster recebe a certificação da FAA
  • 1990 Entrega da primeira unidade do Grand Caravan 208B
  • 1998 Entrega da 1.000ª unidade do Caravan 208
  • 1998 Cessna entrega a nova versão do Caravan 208, com um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-114A avaliado em 675 cavalos de potência no eixo do motor
  • 2002 Entrega da 1.000ª unidade do Grand Caravan 208B
  • 2005 Entrega da 1.500ª unidade do Cessna 208B
  • 2008 Os aviônicos Garmin G1000 tornam-se padrão
  • 2008 TKS proteção de gelo passa a ser oferecida
  • 2013 Cessna começa entregar o Grand Caravan EX 208B com motor a Pratt & Whitney Canada PT6A-140 avaliado em 867 cavalos de potência no eixo do motor
  • 2017 Os aviônicos G1000 NXi tornam-se padrão nos modelos Caravan e Grand Caravan EX
  • 2022 A 3.000ª aeronave da família Caravan, um Grand Caravan EX, é entregue. Desta vez, para a brasileira Azul Conecta.

Pela Assessoria de Imprensa da TAM Aviação Executiva

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Latam Cargo inaugura novo Terminal de Cargas no Aeroporto de Florianópolis

0
A LATAM Cargo acaba de inaugurar seu novo Terminal de Cargas (TECA) no Aeroporto de Florianópolis (SC). Com quase 1 mil m², a estrutura é 40%