Azul recebe autorização para pousos com baixa visibilidade com o Airbus A350

A Azul foi autorizada a ter mais um recurso para operações em condições meteorológicas de visibilidade reduzida, agora com o Airbus A350.

A Agência Nacional de Aviação Civil concedeu à companhia uma autorização parcial para realizar pousos por instrumento (ILS) na categoria IIIA, uma das mais avançadas, que auxilia na redução de atrasos e cancelamentos resultantes de condições meteorológicas.

Nesta categoria, o sistema de aproximação e pouso de precisão conduz a aeronave até uma altura mínima de 15 metros sobre a cabeceira da pista, requerendo uma visibilidade mínima de 200 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. Para isso, é necessário que as aeronaves estejam equipadas com um equipamento que faça o procedimento no piloto automático, algo padrão nos aviões da Airbus.

E também por esse automatismo, um treinamento extra é necessário para a tripulação, razão pela qual é necessário obter a autorização do órgão regulador para permitir essa operação.

A autorização parcial da ANAC permitirá que a Azul opere o A350 nas condições de visibilidade reduzida da categoria ILS CAT III nos Aeroportos de Orlando, Paris-Orly e Lisboa, onde a empresa já voa com o A350 e que têm esse equipamento de pouso disponível.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias