Azul recebe o décimo-segundo Embraer E195-E2, com aquela parada tradicional no Uruguai

Um novo jato do modelo Embraer E195-E2 aterrissou na frota da Azul Linhas Aéreas. A aeronave em questão, de matrícula PS-AEK (msn 19020081) foi entregue na sexta-feira, dia 2 de dezembro, com um voo de São José dos Campos para Montevidéu, no Uruguai, seguido de outro até Belo Horizonte (Confins).

Como citado em outras ocasiões, a ida até Montevideo tem fins tributários. O Uruguai, que já foi considerado um paraíso fiscal para vários tipos de transações, ainda conta com escritórios de empresas de leasing de aeronaves, dentre elas a AerCap, dona desse avião que está sendo arrendado para a Azul.

De modo a oferecer uma transação com benefício fiscal, a Embraer primeiro exporta a aeronave para a empresa de leasing na praça onde tem um representante legal e ela, por sua vez, a exporta para a Azul. Dessa transação, resulta um benefício tributário que pode chegar à casa de vários milhões de reais por avião.

A rota do traslado pode ser vista através da plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 (imagem abaixo).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Voo direto de São Paulo a Barreirinhas, no Maranhão, deve ocorrer...

0
Na ocasião, foi apresentado ainda as potencialidades do estado, por exemplo, na possível criação da Rota da Amazônia.