A Azul Linhas Aéreas se manifestou em resposta ao questionamento do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) sobre supostas exigências de treinamentos fora das escalas previstas para os tripulantes.
O sindicato recebeu relatos indicando que a Azul estaria requisitando a realização de treinamentos online obrigatórios sem especificar horários na escala de trabalho dos aeronautas.
Em sua resposta, a Azul esclareceu que o treinamento de recertificação do Código de Ética e Conduta da empresa é, de fato, obrigatório e realizado em conjunto com o treino periódico de solo. A companhia assegurou que todos estes treinamentos estão devidamente programados nas escalas de trabalho dos tripulantes.
O SNA enfatizou a importância de que todas as atividades laborais, ou períodos em que os aeronautas estejam à disposição da empresa, devem ser explicitamente registrados nas escalas de serviço.
O sindicato solicita que os aeronautas que encontrarem qualquer inconsistência ou problema relacionado às suas escalas de trabalho entrem em contato para buscar orientações e apoio.