Início Empresas Aéreas

Azul será a única aérea do Brasil a transmitir todos os jogos da Copa do Mundo a bordo de voos

Por uma questão de tecnologia, a Azul Linhas Aéreas será a única companhia aérea no Brasil a transmitir os jogos da Copa do Mundo, de graça, durante seus voos.

E195-E2 da Azul com o domo branco da antena de TV

A empresa aérea Azul foi a primeira a trazer a TV ao vivo aos passageiros brasileiros, logo no início das suas operações com jatos Embraer E190-E1 e E195-E1. Esse entretenimento a mais, fornecido em parceria com a SKY, se tornou uma marca da empresa, assim como os famosos snacks servidos a bordo.

Algum tempo depois, quando chegaram os jatos Airbus A320neo e Embraer de nova geração, especialmente o E195-E2, a empresa deu um passo além. Com eles, o sinal de TV passou a ser recebido por uma nova antena receptora na parte de cima da fuselagem.

Exatamente esta antena será o diferencial da Azul na Copa, que lhe permitirá transmitir os jogos gratuitamente nos voos (algo que a Gol não conseguirá, por exemplo). A diferença se dá pela tecnologia utilizada para oferecer aos passageiros os canais de televisão ao vivo.

A Gol, por sua vez, oferece um streaming (transmissão de vídeo online) de canais parceiros, dentre eles a Globo, detentora dos direitos de transmissão da Copa do Mundo na TV aberta no Brasil.

O sinal da Globo é passado para um servidor da Gol que só pode ser acessado através da rede de internet sem fio da empresa, disponibilizada nas aeronaves. Sendo assim, o passageiro da Gol precisa abrir seu celular, tablet ou laptop, entrar no navegador como o Google Chrome, conectar na rede da Gol e ser redirecionado para uma página que terá o vídeo ao vivo da TV.

Já a Azul coloca o sinal da TV em telas instaladas nos assentos da aeronave, sem necessidade de usar os aparelhos de seus passageiros. Estas telas estão conectadas a um receptor na aeronave, conectado à antena que fica na parte de cima da fuselagem. Por isso, dependendo da manobra do avião, condição meteorológica ou região de sobrevoo, o sinal fica intermitente ou cai, similar às antenas parabólicas tão populares no interior brasileiro.

As formas de ver a Copa

Na Copa do Mundo, enquanto a Globo tem o direito na TV aberta e sua subsidiária SportTv tem o direito na TV a Cabo, o direito de transmitir online está com uma pessoa: Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira – além, é claro, do serviço pago Globoplay e do canal oficial FIFA+.

Conhecido mais pelo seu primeiro nome, ou pelo apelido de Cazé, o carioca começou sua carreira no meio esportivo como comentarista do Esporte Interativo, mas estourou na plataforma de vídeos ao vivo Twitch, durante a pandemia.

O sucesso foi tanto que ele começou a ser convidado para várias transmissões, não apenas de futebol, mas de outros esportes, principalmente jogos eletrônicos. E a FIFA viu nele uma grande oportunidade de lançar o FIFA+ (lê-se FIFA Plus). Como resultado, a FIFA fechou uma parceria para que Casimiro transmita 22 partidas no seu canal, inclusive todos da Seleção do Brasil, algo que antes era exclusividade da Globo.

Com essa mudança no acordo, os jogos poderão ser passados apenas diretamente nas plataformas do FIFA+, Canais do Casimiro no YouTube ou Twitch, além da Globoplay (com assinatura de assinante). Apenas quem pagar mais caro pelo serviço de conectividade da Gol poderá ver os jogos por esses canais no streaming (esse parágrafo foi ajustado, vide abaixo a errata)

A Azul, por sua vez, se beneficia da parceria da SKY, que tem a Globo e SporTv em sua grade, e pelo fato de que cada avião é uma TV com antena que voa, não tem restrições, já que não é uma reprodução do vídeo da TV por streaming (internet), e sim uma transmissão normal. Por isso, ela pode transmitir todos os jogos do Mundial, para todos os passageiros, em telas individuais nos assentos e de graça.

O mesmo ocorreu na Copa do Brasil de 2014 e na Copa da Rússia de 2018, onde a Azul transmitiu normalmente todos os jogos a bordo de seus voos com aeronaves equipadas com a TV Ao Vivo

ERRATA – O AEROIN disse que a Gol não teria transmissão ao vivo dos jogos. Na verdade, o correto era dizer que não teria transmissão gratuita.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A