Azul suspende voos em São Borja (RS) e governo dá sinal verde para nova pista

Cessna 208 Caravan da Azul Conecta

A Azul Conecta, subsidiária sub-regional da Azul Linhas Aéreas, realizados com aeronaves Cessna 208 Grand Caravan, confirmou a suspensão de seus voos em um importante aeroporto gaúcho, de eximia importância no extremo sul do estado, o aeroporto João Manoel em São Borja, primeira cidade do Rio Grande do Sul, que também é fronteiriça com a Argentina.

A confirmação pela companhia veio a público na última sexta-feira, dia 29, quando afirmou a suspensão de suas operações no município a partir do dia útil seguinte, 1º de agosto, segunda-feira. De acordo com a Azul, a suspensão ocorre devido a problemas identificados na pista, como desnivelamentos, causadores de insegurança na realização de pousos e decolagens no aeroporto.

A companhia, em nota, afirmou que não tem o interesse em cancelar definitivamente seus voos na cidade, pelo contrário, espera que as adequações necessárias sejam feitas para que possa voltar o quanto antes a realizá-los na importante cidade do Rio Grande do Sul. Ainda segundo a Azul, todos os clientes que já haviam realizado a compra e/ou marcação de voo para a cidade turística no RS têm a opção de remarcar suas passagens para outros destinos operados pela Azul Linhas Aéreas, ou o valor ressarcido de forma integral, conforme orienta o Código de Defesa do Consumidor.

Resposta do município

Para o jornal Zero Hora, a prefeitura da cidade, administradora do terminal aeroportuário, afirmou que foi comunicada sobre a suspensão das operações da companhia na sexta-feira, e que, no mesmo dia, o Ministério da Infraestrutura autorizou a abertura de licitação com no valor de R$ 7,3 milhões para a construção de uma nova pista.

O sinal verde para o edital já estava sendo aguardado pela gestão municipal desde antes da pandemia, e agora terá prazo de seis meses para abertura do edital. Enquanto isso, a prefeitura disse que pretende dialogar com a Azul para acordarem uma solução provisória.

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, 15 anos, foi repórter na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, também com passagem como colunista no Portal do Andreoli e participações especiais na Record News, Rádio CBN e EPTV.

Veja outras histórias

Esquadrilha da Fumaça faz turnê no Nordeste na próxima semana com...

0
Entre o final de agosto e o início de setembro, a Esquadrilha da Fumaça tem agendada uma série de apresentações em cinco capitais