Azul vai certificar sua própria base de manutenção no aeroporto de Lisboa, em Portugal

A ida do Airbus A350 da Azul Linhas Aéreas até Portugal não servirá apenas como voo de teste para a aprovação de operação da aeronave na companhia. Há outros motivos para uma equipe da ANAC cruzar o Oceano.

No sábado, uma aeronave Airbus A350 da Azul decolou para Lisboa, para fazer um voo internacional pela primeira vez. A bordo, além dos tripulantes, foram profissionais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para avaliar o voo, como parte das certificações requeridas para incluir o modelo de avião oficialmente na frota da companhia.

Mas não apenas isso. Segundo publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 14 de outubro, cinco funcionários da ANAC tiveram o afastamento autorizado para poder a certificação do A350, e também fazer a Auditoria de Certificação Inicial da Base de Manutenção Secundária de Lisboa.

Se essa certificação for aprovada, a Azul poderá fazer manutenções e inspeções nas aeronaves enquanto elas esperam o próximo voo em Lisboa. Antes, esse serviço, se necessário, era feito pela TAP M&E, divisão de manutenção da companhia aérea portuguesa que presta apoio à Azul no país.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias