BA aposenta o primeiro Boeing 777 movido pelo poderoso motor GE90

O jato que estreou um dos mais poderosos motores da aviação comercial deu adeus aos céus na manhã desta quinta-feira (20), depois que a empresa briânica British Airways (BA) decidiu aposentá-lo, reportou o FlightGlobal. O avião de matrícula G-ZZZA tem 24 anos de idade, foi entregue à BA em 1996 e passou toda a sua vida nas mãos da mesma empresa, operando em variadas rotas internacionais.

Segundo dados do FlightRadar24, a aeronave fez o derradeiro voo entre Londres e St. Athan, localidade que a BA usa para armazenar aeronaves por longos períodos de tempo ou aposentá-las. A partir desse momento, o destino do jato permanece em aberto, podendo voltar um dia a voar em outra empresa ou simplesmente ser desmontado.

Os motores General Electric GE90 fazem parte de uma família de motores de turbofan de alto bypass construída especialmente para o Boeing 777. Entrou em serviço com a British Airways em 1996. As variantes têm empuxo de 81.000 a 115.000 lbf (360 a 510 kN) e foi o mais potente e o maior motor a jato por muitos anos, até que seu sucessor, o GE9X, voou pela primeira vez com o novíssimo Boeing 777X em janeiro deste ano.

Imagem: FlightRadar24
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ANAC realizará webinário sobre desorientação espacial no dia 25 de agosto

0
No próximo dia 25 de agosto, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoverá o “Webinário – BHEST sobre Desorientação Espacial”.