“Baby bus” faz pouso de emergência após cheiro suspeito tomar interior da aeronave

Airbus A318 da Air France – Imagem: BriYYZ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Pilotos a bordo de um Airbus A318 precisaram agir rapidamente e realizar um pouso de emergência, após um cheiro suspeito tomar conta do interior da aeronave no último dia 30 de outubro. O incidente ocorreu com a aeronave de matrícula F-GUGJ, quando realizava o voo AF-6141 de Toulouse para Paris, na França.

O jato de 17,1 anos é um exemplar do menor membro da família A320, o A318, que às vezes se denomina o “Mini-Airbus” ou “Baby-bus” no meio aeronáutico.

Conforme relata o The Aviation Herald, o pequeno jato estava se aproximando do Aeroporto de Paris-Orly, quando os pilotos declararam emergência, devido a um odor suspeito não detalhado.

A aeronave realizou um pouso seguro na pista 06 do aeroporto cerca de 13 minutos depois. Após a chegada, os serviços de emergência embarcaram na aeronave para uma inspeção. Uma varredura também foi realizada na parte exterior, mas nada foi identificado.

Posteriormente à vistoria, a aeronave foi rebocada para o pátio de desembarque de passageiros. Não houve relato de feridos, bem como a origem do odor suspeito. O pequeno jato ficou no solo por quatro dias, tendo realizado um novo voo para Toulouse sem novas intercorrências.

Abaixo é possível observar a trajetória da aeronave envolvida no incidente:

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.