A BAE Systems foi selecionada pela GE Aviation para fornecer soluções de gerenciamento de energia para o programa demonstrador de tecnologia de propulsão elétrica-híbrida, recentemente anunciado. Como parte do projeto de pesquisa da NASA, a BAE Systems projetará, testará e fornecerá componentes de gerenciamento de energia para aeronaves elétricas na classe de potência de megawatt.
O projeto Electrified Powertrain Flight Demonstration (EPFD) da NASA visa ao progresso das tecnologias de voo elétrico híbrido para a aviação comercial. O projeto inclui demonstrações de teste em solo e em voo a serem realizadas nos próximos cinco anos.
“Estamos aproveitando nossa experiência em sistemas de gerenciamento de energia e controles críticos de voo para apoiar o desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica para o futuro”, disse Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente-geral de Controles e Soluções de Aviônicos da BAE Systems. “Esse esforço dá continuidade ao nosso relacionamento de longa data com a GE.”
Além do armazenamento de energia, a BAE Systems fornecerá os controles e cabos de alta integridade para o sistema de gerenciamento de energia do avião-demonstrador, que será testado em motores turboélice CT7-9B. A empresa também alavancará seu investimento em eletrificação de aeronaves e experiência em sistemas críticos de voo para fornecer orientação para os requisitos de certificação de voo elétrico.
“Estamos entusiasmados com a oportunidade de colaborar com a BAE Systems neste demonstrador para aprimorar os sistemas de armazenamento de energia em altitude”, disse Mohamed Ali, vice-presidente e gerente geral de engenharia da GE Aviation. “A GE Aviation está liderando o desenvolvimento de tecnologia elétrica híbrida para aviação comercial por meio desta colaboração da NASA. A gestão de energia é um componente importante do nosso programa de pesquisa para um futuro mais elétrico da aviação, com emissões de carbono reduzidas e menos dependência de combustíveis de aviação baseados em fósseis.”
A BAE Systems tem mais de 25 anos de experiência desenvolvendo e integrando sistemas de propulsão elétrica para ônibus, barcos, caminhões pesados e veículos militares. A empresa também possui mais de 40 anos de experiência em controles e aviônicos para aeronaves militares e comerciais.
O projeto será realizado nas instalações da empresa em Endicott, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.