Bahia investe em infraestrutura aérea e fomenta economia regional no oeste do estado

Aeroporto Bom Jesus da Lapa – Imagem: Governo da Bahia

Investimentos em infraestrutura para a ampliação de aeroportos e aeródromos, promovidos pelo Governo da Bahia no oeste do Estado, ajudam na impulsão de importantes avanços na área econômica e social da região.

Mais R$ 50 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado para o desenvolvimento da estrutura aeroportuária em Bom Jesus da Lapa e Barreiras.  Em Bom Jesus da Lapa, a primeira etapa das obras foi concluída em agosto de 2021, com a construção da pista de pouso e decolagem com 1.550 metros de extensão e 30 metros de largura, do taxiway e do pátio de estacionamento de aeronave com mais de 8,5 mil metros quadrados.

A segunda etapa, que já está em andamento, tem previsão de conclusão em agosto deste ano, no período da romaria na cidade que atrai milhares de turistas por conta da tradição religiosa. Estão incluídos no projeto também a construção do terminal de passageiros e a instalação dos instrumentos de auxílio à navegação.

Já a cidade de Barreiras terá um equipamento requalificado, com pista de pouso e decolagem com 1,9 mil metros, taxiway com 360 metros e pátio de estacionamento de aeronaves com mais de 18 mil metros quadrados.

Os investimentos são oriundos de recursos próprios do Governo do Estado. Estão inclusos ainda equipamentos de auxílio à navegação, como balizamento noturno revisado e complementado, além de Estação Meteorológica de superfície automática, farol rotativo, percurso de aproximação de precisão-PAPI, nas duas cabeceiras, e indicador de Direção do Vento/Biruta.

Um novo terminal de passageiros está em construção com 2,2 mil metros quadrados e área para estacionamento com capacidade para 164 carros, 16 vagas para vans, 32 para motos e outras sete vagas para ônibus.

Informações do Governo da Bahia

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias