A mais nova baleia da Airbus: BelugaXL é apresentado oficialmente

Em uma pintura que sitentiza o seu nome, missão e propósito, o BelugaXL foi apresentado oficialmente pela Airbus na última quinta, dia 28.




A aeronave é baseada no Airbus A330-200 e possui sua fuselagem superior totalmente modificada para o propósito de seu projeto: levar peças de outras aeronaves da Airbus que serão montadas. O nome Beluga é alusivo ao mamífero de águas frias ao qual a aeronave se assemelha, a Baleia Branca (Delphinapterus leucas). 

O avião lembra em muito a baleia (que por vezes é confundida como um golfinho). A pintura que deu vida à aeronave foi escolhida pelos funcionários da Airbus após uma votação. A aeronave, que tem designação oficial de A330-700, irá substituir o A300-600ST Beluga, baseado no antigo A300.

O novo BelugaXL tem a capacidade de levar duas asas do A350 de maneira simultânea, diminuindo o número de viagens necessárias entre as fábricas da Airbus para a montagem de uma nova aeronave. Serão cinco BelugaXL construídos, sendo que este primeiro decola até agosto e entra em serviço em 2019.
Pela Assessoria de Imprensa da Airbus

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias