Balsas da Força Aérea são levadas até comunidades ribeirinhas pela COMARA e Infantaria

Em quatro dias de navegação pelo Rio Negro, no Estado do Amazonas, as balsas da Força Aérea Brasileira (FAB) para atendimentos de saúde ao distrito de Moura e ao município de Barcelos, por meio do Hospital de Campanha (HCAMP) no EXCELSIOR 2023, foram conduzidas pelo Destacamento de Apoio da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), em Manaus (DACO-MN), em apoio à Intendência Operacional.

O DACO-MN é responsável pela integração, o desenvolvimento, transporte, apoio logístico de insumos para canteiros espalhados na Amazônia. Além deles, o Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN) realizou a escolta e o patrulhamento das balsas no trajeto percorrido para garantir que não houvesse nenhuma intercorrência.

O Chefe de Logística do DACO-MN neste Exercício, Tenente Engenheiro Mecânico Jonas Francisco Pereira Silva, comentou que houve uma preparação de pelo menos três meses com a mobilização de mais de cem profissionais de diversas áreas: solda, carpintaria, eletricidade, mecânica, suprimento, transporte, dentre outras para adaptar as balsas e atender às necessidades da operação e enfrentar os desafios do Rio Negro.

“Transportar um hospital de campanha é algo bem diferente e o que é mais desafiador é a navegação realmente, pois o trecho de Manaus a Moura, ele é bem tranquilo, mas o trecho de Moura a Barcelos entra em uma área com com várias pedras. A gente conta bastante com a experiência do nosso prático, que tem mais de quarenta anos de COMARA. Ele sabe os melhores caminhos do Rio, tanto na cheia quanto na seca, para chegar no ponto final sempre pensando na segurança, em primeiro lugar”, completou.

O Supervisor da Operação de Segurança e Defesa, Capitão de Infantaria Germano Luis Lopes de Mello, destacou as principais atividades que são executadas pelo efetivo empregado.

“Dentro das Ações de Força Aérea previstas para a Infantaria da Aeronáutica está incluída a proteção de meios de Força Aérea, como no caso deste Exercício, desdobrados no terreno. O nosso papel está em garantir a segurança de todo o pessoal, material e o bom andamento da operação. A Infantaria da Aeronáutica cumpre sua missão escoltando e assegurando que o Exercício seja bem executado em qualquer cenário”, afirmou.

O Exercício 

EXCELSIOR, Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional, é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo. Em 2012, foi realizada uma missão semelhante no Amazonas, em termos de utilização do HCAMP, chamada de Ágata IV.

Fotos: Sargentos Figueira e Neris / CECOMSAER 
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Tenente-Coronel Nunes

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias