Bando de pássaros atinge os dois motores de um 737 logo após a decolagem nos EUA

Southwest Airlines
Boeing 737-700 da Southwest Airlines – Imagem: Eric Salard, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um incidente envolvendo uma aeronave de passageiros e uma colisão com aves (“bird strike”) em dois motores foi registrado na quinta-feira (24) da semana passada, no qual os pilotos foram obrigados a retornarem ao aeroporto de origem. A ocorrência aconteceu com um Boeing 737-700 da americana Southwest Airlines, registrado sob a matrícula N967WN, que estava realizado o voo WN-350, do Kansas para Dallas.

Conforme informações obtidas pelo The Aviation Herald, a aeronave decolou pela pista 01L do Aeroporto de Dallas – Love Field com 142 passageiros a bordo, entretanto, logo após a decolagem, o jato encontrou um bando de pássaros que atingiu o nariz e os dois motores do 737.

Diante disso, os pilotos pararam a subida da aeronave a 9 mil pés (cerca de 2,74 km) de altitude, relatando uma forte vibração nos motores. A tripulação informou que retornaria imediatamente ao aeroporto e que precisaria dos serviços de emergência de prontidão para seu retorno.

Após 22 minutos desde a partida, a aeronave pousou no aeroporto sem intercorrências e sem a necessidade de intervenção dos serviços de emergência. Dados obtidos através de plataformas de rastreio online de voos mostram a trajetória do Boeing 737.

Análises preliminares indicam que, apesar dos danos, a aeronave não perdeu toda a potência dos motores e manteve-se estável durante o retorno, um caso diferente do que ocorreu em 2009, quando um Airbus A320 pousou no Rio Hudson, em Nova Iorque, após perder os dois motores numa colisão com aves de grande porte.

Os passageiros foram colocados numa outra aeronave e chegaram ao seu destino com um atraso de cinco horas.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: FlightRadar24

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Regulamentação do transporte aéreo de animais é necessária e urgente, alerta...

0
O CFMV afirma que reconhece a complexidade do tema e está empenhado em contribuir para a elaboração de normativas que assegurem padrões