Banheiro de Boeing 777 da El Al pega fogo após passageiro jogar bituca de cigarro acesa na lixeira

Um passageiro israelense causou um incêndio em um voo da El Al que ia de Tel Aviv para Bangkok, na sexta-feira (28), depois de fumar um cigarro no banheiro do avião e descartá-lo em uma lata de lixo. A ponta de cigarro incendiou o papel higiênico e os lenços de papel dentro do recipiente, dando início a um grave incidente.

Os sensores de fumaça na cabine do Boeing 777 dispararam, alertando a tripulação do voo LY-81 sobre fumaça no banheiro. Nesse momento, os comissários de bordo se aproximaram rapidamente do local.

Segundo o The Jerusalem Post, os comissários foram ágeis em usar os extintores para apagar o fogo e evitar o avanço das chamas. A companhia aérea acrescentou que não houve danos físicos ou materiais relevantes e o voo pôde prosseguir até seu destino.

Adicionalmente, o jornal informou que a El Al não envolveu a polícia local tailandesa no assunto, mas acrescentou que o passageiro enfrentará uma ação legal assim que retornar a Israel, já que é terminantemente proibido fumar a bordo.

Cigarro e aeronaves são uma combinação tóxica. Apesar de, no passado, o fumo ter sido permitido, há muito tempo que foi banido dos aviões. Os motivos não se resumem ao conforto de todos os viajantes, apenas, mas a questões de segurança. Em ocasiões anteriores, bitucas de cigarro descartadas de maneira incorreta levaram a situações catastróficas a bordo e a tragédias com dezenas de vítimas.

Um exemplo disso ocorreu bem próximo dos brasileiros, quando em 11 de julho de 1973, o voo RG-820 da Varig caiu próximo do pouso em Paris, após um incêndio a bordo causado por um cigarro descartado no banheiro. Na ocasião, 123 pessoas morreram e apenas 11 sobreviveram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Cerca de 20 pessoas se envolvem em pancadaria no saguão do...

0
Cerca de vinte pessoas tentaram interromper um processo de deportação de um homem curdo da França, resultando em uma briga generalizada no saguão do Aeroporto de Paris-Charles-de-Gaulle, na última quarta-feira, 27 de março.