A Base Aérea de Manaus (BAMN) informa que cerca de 50 mil visitantes prestigiaram diversas atrações e participaram de ações cívico-sociais em mais uma aguardada edição do Domingo Aéreo, evento já consolidado no calendário do amazonense, realizada no dia 22 de setembro. Nesta edição, a Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB), as forças auxiliares e outros órgãos parceiros marcaram presença.
“Este evento, promovido pela BAMN, através do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), teve como principais objetivos divulgar a aviação, aproximar a sociedade das atividades da Força Aérea Brasileira (FAB) e fortalecer os laços com a comunidade amazonense”, destacou o Comandante do VII COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro.
A programação foi variada, com pousos e decolagens de aeronaves, exposição de equipamentos operacionais, maquetes de aviões, brinquedos para as crianças, praça de alimentação, estandes de produtos e serviços, além de apresentações institucionais. O destaque do evento foi a aguardada apresentação da Esquadrilha Fox, que encantou o público com suas acrobacias aéreas.
Entre as aeronaves em exposição, o público teve a oportunidade de conhecer de perto o KC-390 Millennium, além de aeronaves sediadas na BAMN, como o C-105 Amazonas, adaptado para evacuação aeromédica, o C-97 Brasília, o C-98 Grand Caravan e o H-60 Black Hawk.
Para Estefano Vieira, de 57 anos, que participa do Domingo Aéreo desde criança, o evento é uma tradição. “Meu pai me trazia quando eu era pequeno. Uma vez fui sorteado para um voo panorâmico e, hoje, levo meus filhos. A nostalgia é enorme e me emociono a cada edição”, relatou.
O Comandante da BAMN, Coronel Aviador Lázaro de Andrade Stallone, enfatizou a importância do evento para a Organização Militar. “Nosso objetivo é divulgar a missão da Força Aérea e da Aeronáutica, além de despertar o interesse da sociedade, principalmente entre jovens e crianças. Queremos também reforçar o relacionamento com a comunidade de Manaus, do Amazonas e da Amazônia”, afirmou.
Informações da Base Aérea de Manaus