Início Aviação Militar

Base argentina na Antártica agora terá rastreamento de voos através do RadarBox

Recentemente, a plataforma de rastreamento de voos RadarBox instalou a primeira estação ADS-B na Antártica, uma das áreas mais isoladas da Terra. O receptor foi colocado na base Marambio (uma base argentina) para auxiliar a Força Aérea Argentina e o Comando Antártico Argentino (COCOANTAR) em suas operações na Antártida, fornecendo dados de tráfego aéreo em tempo real.

No momento de sua criação, era o primeiro aeródromo na Antártica e ainda é um dos mais frequentemente utilizados devido à sua adequação para pousos com rodas. É por isso que a base é apelidada de “Porta de Entrada da Antártica” (em espanhol: P”uerta de Entrada a la Antártida”).

A Estação Marambio é uma estação permanente durante todo o ano na Antártica argentina, nomeada em homenagem ao Vice-Comodoro Gustavo Argentino Marambio, um pioneiro da aviação antártica. Está localizada na Ilha Marambio, Terra de Graham, Península Antártica, a cerca de 100 km da vila civil costeira de Esperanza.

O aeródromo Marambio opera aeronaves C-130 Hercules e, para ligação com outras bases, possui uma aeronave DHC-6 Twin Otter e helicópteros para campanhas de verão.

A antena AirNav RadarBox está instalada fora da Base Marambio, operando em temperaturas que variam de -16ºC a -56ºC (inverno antártico).

Ariel Sosa, gerente de comunicações na Base Marambio, utiliza o RadarBox em seu trabalho diário e comenta: “O AirNav RadarBox é uma ferramenta importante para nós, pois podemos monitorar todo o tráfego aéreo local em um único painel. Além disso, nosso tráfego aéreo local também pode ser monitorado remotamente pelo Comando Antártico em Buenos Aires. O RadarBox é utilizado pela torre de controle e por todos nós aqui na base.”

A estação ADS-B na Antártida da RadarBox tem um alcance médio de 114 milhas náuticas (183km), mas isso varia, e o alcance é atualizado regularmente.

Uma das primeiras aeronaves rastreadas pela estação foi um voo do Boeing 757 da Icelandair da Antártida para Punta Arenas, Chile. Não é tão comum ver aeronaves na região, mas desta vez esta foi rastreada pela estação ADS-B em Marambio.

“Ajudar a base Marambio e a Força Aérea Argentina em suas operações na Antártida é simplesmente maravilhoso. É incrível ver nossas soluções sendo utilizadas em locais remotos como a Antártida”, diz André Brandão, CEO da AirNav Systems.

O Lockheed C-130 Hércules é uma das aeronaves mais amplamente utilizadas na Antártida e também é usado pela Força Aérea Argentina para transportar cientistas, carga e suprimentos para suas bases no continente branco.

Com Informações do RadarBox

Sair da versão mobile