Início Variedades

Baseados em teoria da conspiração, legisladores criam projeto para “proibir uso de chemtrails” em aviões

photo of airplane across the clouds during night time
Foto de SevenStorm JUHASZIMRUS on Pexels.com

Um grupo de legisladores do estado norte-americano do Tennessee apresentou um projeto de lei que proibiria o uso de “chemtrails”, baseado em uma teoria da conspiração que alega que governos ou organizações secretas estão pulverizando substâncias químicas de aviões comerciais com o intuito de controlar o comportamento humano.

O projeto de lei SB2691 (link apenas acessado dentro dos EUA ou por VPN), patrocinado pelo senador Steve Southerland, foi originalmente introduzido como uma legislação inócua destinada a diminuir a quantidade de tempo que a Agência de Controle de Poluição do Ar do Tennessee pode ter uma vaga aberta, mas foi alterado para incluir a proibição dos chemtrails.

A lei já passou pelo Senado do Tennessee com voto de 25 a favor e apenas seis contra. O deputado Monty Fritts agora está patrocinando o projeto de lei para sua aprovação na Câmara.

A teoria da conspiração dos “chemtrails” é diretamente referenciada na lei, afirmando que está “documentado que o governo federal ou outras entidades atuando em nome do governo federal ou a pedido deste podem conduzir experimentos de geoengenharia dispersando intencionalmente produtos químicos na atmosfera, e que essas atividades podem ocorrer dentro do Estado do Tennessee”.

A alteração busca proibir o uso de “chemtrails”: Em sua “Emenda #1” diz que “o projeto de lei para proibir a injeção, liberação ou dispersão intencional, por qualquer meio, de substâncias químicas ou compostos químicos ou aparelhos dentro das fronteiras deste estado na atmosfera com o propósito expresso de afetar a temperatura, o clima, ou a intensidade da luz solar.”

A teoria da conspiração dos “chemtrails” começou a surgir na década de 1990, mas os medos sobre o uso de tais traços químicos realmente começaram a tomar conta durante a pandemia.

A teoria propõe a ideia de que governos ou outras organizações obscuras estão pulverizando substâncias químicas ou agentes biológicos de aviões comerciais por uma variedade de razões fantasiosas, incluindo a mudança do clima, a engenharia geográfica, o controle populacional, a mudança de comportamento humano ou a disseminação de doenças.

Pessoas que acreditam na teoria da conspiração dos chemtrails apontam para os longos rastros brancos que emergem das traseiras dos motores de aviões em grandes altitudes como evidência de que substâncias químicas estão sendo ativamente pulverizadas no ar.

Na realidade, esses traços são um subproduto natural da exaustão do motor de uma aeronave. Eles são geralmente chamados de contrails, abreviação para trilhas de condensação, formadas quando o ar quente e úmido que sai da parte traseira do motor do avião mistura-se com o ar frio em grandes altitudes.

Apesar de a teoria ter sido amplamente desacreditada pela comunidade científica, a ideia dos “chemtrails” persiste nas redes sociais e, agora, até mesmo nas legislaturas estaduais.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile