Bastante usado por voos do Brasil, centro-sul da Flórida se tornará Metroplex em breve

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Porção sul da Flórida – Imagem: RadarBox

A Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration – FAA) dos Estados Unidos anuncia que, em 22 de abril, implementará a primeira fase do South-Central Florida Metroplex, o plano da agência para movimentar voos com mais segurança e eficiência na metade sul do estado.

Na região, ficam aeroportos que recebem muitos voos de empresas brasileiras, como Miami e Fort Lauderdale, por exemplo. Os procedimentos do Metroplex, segundo a FAA, permitirão voos mais diretos e com perfis de subida e descida mais eficientes.

A agência publicará 54 novos procedimentos em 22 de abril. Destes, 17 exigirão treinamento adicional de controladores de tráfego aéreo e atualizações de automação nas instalações de controle de tráfego aéreo antes de serem implementados. A FAA espera que isso ocorra em meados de agosto.

Embora esses procedimentos sejam publicados como um pacote, eles não se destinam ao uso simultâneo. Eles estarão disponíveis para pilotos e controladores de tráfego aéreo dependendo do clima e dos requisitos operacionais. Os controladores de tráfego aéreo ocasionalmente podem direcionar as aeronaves para fora das rotas publicadas por segurança, eficiência ou para redirecioná-las em desvios de sistemas meteorológicos.

O abrangente projeto melhorará a eficiência do espaço aéreo na área Metroplex do centro-sul da Flórida, otimizando os procedimentos de chegada e partida de aeronaves de e para os aeroportos.

As novas rotas incluem algumas mudanças nas trajetórias de voo das aeronaves e altitudes em certas áreas, mas não resultarão em qualquer perturbação do solo ou aumento do número de operações de aeronaves em qualquer um dos aeroportos. A agência projetou os novos procedimentos para seguir as rotas de voo existentes, quando possível.

Segundo a adminsitração, o envolvimento da comunidade foi uma parte crítica do processo ambiental da Metroplex. A FAA conduziu uma ampla divulgação ao público antes de emitir sua decisão final sobre o projeto. A agência realizou 29 workshops públicos e dois períodos de comentários públicos, totalizando 120 dias em 2019 e 2020. A agência também avaliou e respondeu a 3.239 comentários.

A FAA publicou a conclusão de “nenhum registro de decisão de impacto significativo (FONSI-ROD)” para o projeto Metroplex do centro-sul da Flórida em outubro de 2020.

A South-Central Florida é uma das 11 iniciativas de Metroplex em todo o país e é o último destes projetos a ser implementado. A FAA implementará a segunda e última fase em agosto de 2021.

Informações da FAA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias