Bateman faz vídeo do maior avião de passageiros do mundo a 304 metros acima dele

Cena de um dos 2 vídeos que você assiste abaixo nesta matéria

Mais uma vez trazemos a você leitor do AEROIN um bonito vídeo feito a milhares de metros de altura, quando um piloto filmou um Airbus A380, o maior modelo de transporte de passageiros do mundo, voando pouco acima de seu avião.

A gravação foi publicada neste último final de semana pelo piloto inglês Scott Bateman em suas redes sociais. A título de curiosidade, Scott tem uma carreira e tanto: foi piloto da Força Aérea Real, do NHS (Serviço Nacional de Saúde) e da polícia, fundou uma instituição de caridade fornecendo serviços de saúde de emergência comunitários complexos, foi piloto de Boeing 747 e atualmente de Airbus A350, além de ser um empresário especialista em gerenciamento de risco, com um interesse especial em aeronaves não tripuladas e em produção de filmes.

Mas, mesmo com tudo isso no currículo, o piloto inglês não deixou de mostrar seu fascínio pela aviação ao comentar sobre a cena do icônico avião de dois andares visto durante um de seus voos.

Na publicação feita no domingo, 13 de março, Scott comenta: “Hoje eu tive que voar junto de uma baleia da Qatar Airways. O Airbus A380 é enorme e a 1.000 pés acima parece majestoso. Nossas rotas sobre o Iraque convergiram e voamos juntos por um tempo. Mais alguns vídeos e fotos deste gigante em breve.”

Para quem não é familiarizado com aviação, 1.000 pés, que representam 304,8 metros, é a separação mínima vertical a que dois aviões podem chegar quando em altitude. Na maior parte das rotas, os voos ficam a 3.000 pés de separação, para que outra aeronave possa passar no meio deles, no sentido contrário da aerovia, porém, também há muitos trechos pelos céus do mundo em que os aviões seguem no mesmo sentido a apenas 1.000 pés.

Em outra publicação feita a partir das imagens registradas, Scott aproveita para brincar fazendo referência aos rastros de condensação de vapor deixados pela aeronave, muitas vezes chamados de “chemtrails”, ou rastros químicos, por pessoas leigas no assunto. Scott escreve: “Céu azul esta manhã e um pouco de #MondayMotivation (motivação de segunda-feira) para você conseguir reservar esses feriados. Vendo o Airbus A380 acima de você parece quase falso neste vídeo…#chemtrails e tudo.”

Já trouxemos outras vezes aqui no AEROIN algumas gravações do A380 feitas em voo como neste caso. Se você não viu ou quer relembrar, deixamos a seguir sugestões de um da Emirates e outro da Korean Air:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul