Início Acidentes e Incidentes

Baterias portáteis de passageiro superaqueceram em dois voos e encheram de fumaça os aviões nesta semana

Fumaça na cabine no voo da Air Asia – Imagem: Reprodução / Redes Sociais

As tripulações de dois Airbus A320 precisaram lidar com riscos de incêndio a bordo a milhares de pés de altitude nesta semana, devido a superaquecimento de equipamentos de passageiros.

No primeiro dos casos, na última segunda-feira, 19 de fevereiro, o avião envolvido foi o Airbus A320 registrado sob a matrícula RP-C9799, operado pela Royal Air Filipinas, quando estava realizando o voo RW-602 de Caticlan, nas Filipinas, para Shanghai Pudong, na China.

Segundo reportado pelo The Aviation Herald, a aeronave voava no FL340 (34 mil pés, ou 10,36 km, de altitude) quando os pilotos decidiram desviar para Hong Kong, relatando que uma bateria portátil (“powewr bank”) de um passageiro sofreu um superaquecimento, incluindo presença de fumaça na cabine.

O avião sendo desviado para Hong Kong – Imagem: RadarBox

Os comissários conseguiram resolver o problema e a aeronave pousou com segurança em Hong Kong cerca de 35 minutos depois do início do desvio. A aeronave permaneceu no solo em Hong Kong por cerca de 2h15 e depois continuou o voo até Xangai.

Na segunda ocorrência, relatada pelo FL360aero, neste sábado, 24 de fevereiro, outro carregador portátil de passageiros superaqueceu em um Airbus A320 da Air Asia.

O jato, registrado sob a matrícula HS-ABX, realizava o voo FD-3188, que partiu do Aeroporto Don Mueang, Bangkok, em direção a Nakhon Si Thammarat, na Tailândia, com 186 passageiros.

Também houve fumaça a bordo e o problema também foi rapidamente contido pela tripulação de cabine. Dada a proximidade com o destino, já que se tratava de um voo de menos de 1 hora de duração, não houve desvio.

Sair da versão mobile