Bebida derramada no painel desligou o motor do Airbus A350 que pousou no Alasca

A Airbus e a Rolls-Royce estão investigando dois incidentes nos quais aeronaves A350 sofreram um desligamento não autorizado dos motores durante o voo, depois que bebidas foram derramadas nos controles situados no pedestal central do cockpit.

Avião Airbus A350-900 Delta Air Lines
Airbus A350 da Delta Air Lines

Um dos incidentes envolveu um A350-900 da Delta Air Lines a caminho de Seul em 21 de janeiro desse ano. A aeronave foi desviada para Fairbanks, no Alasca, após o desligamento do motor Rolls-Royce Trent XWB do lado direito. Um evento semelhante ocorreu com outra companhia em novembro do ano passado.

O caso recente da Delta

Segundo informações às quais teve acesso o FlightGlobal, aproximadamente 15 minutos antes do desligamento do motor do A350 da Delta, uma bebida foi derramada no pedestal central entre os dois assentos dos pilotos, principalmente no painel de controle integrado para as funções de partida do motor e monitor eletrônico centralizado da aeronave.

O motor da direita desligou e a tripulação tentou reiniciar, mas não obteve êxito. Os pilotos optaram por desviar, aterrissando em segurança no Alasca.

FlightRadar24 Delta A350 Desvio Alaska Motor
O A350 pousando no Alasca no dia 21 – Imagem: FlightRadar24

A análise do gravador de voo mostrou que o controle eletrônico do motor havia ordenado o fechamento de uma válvula de corte de alta pressão após um comando de saída inconsistente do painel de controle integrado.

O desligamento anterior, em novembro

Também segundo dados obtidos pelo FlightGlobal, o incidente anterior, em 9 de novembro de 2019, ocorreu cerca de uma hora depois que chá foi derramado no pedestal central.

Avião Airbus A350 Cockpit Painel
Cockpit do Airbus A350; o líquido foi derramado na parte central entre os assentos

De forma semelhante, houve o desligamento em voo do motor Trent XWB do lado direito e, enquanto se tentava reiniciar, o propulsor não permanecia em operação por nenhum intervalo de tempo.

A aeronave desviou-se, aterrissou com segurança e os motores puderam ser reiniciados logo depois que o bimotor estava no chão. A análise do gravador de voo também indicou um comando de fechamento da válvula de alta pressão.

Embora a identidade desta companhia aérea não tenha sido especificada, um dos A350-900 da sul-coreana Asiana, operando entre Seul e Cingapura, foi desviado para Manila em 9 de novembro do ano passado.

Nos dois incidentes, as aeronaves passaram por uma substituição de sistemas, incluindo o painel de controle integrado e o controle eletrônico do motor. Os componentes relevantes de ambas as aeronaves foram submetidos a exame.

Investigações

A Airbus está investigando os eventos em cooperação com os fornecedores de motor Rolls-Royce e de componentes eletrônicos Leonardo. As companhias aéreas operadoras de A350 foram avisadas ​​de que ambos os incidentes envolveram “derramamento de líquido” no pedestal central, mas as causas principais dos cortes de motores em voo ainda estão sob investigação.

Pelos dados obtidos, o FlightGlobal entende que a fabricante europeia deve discutir o assunto com os operadores nessa quinta-feira, 30 de janeiro, e emitir uma recomendação sobre as práticas recomendadas para o manuseio de bebidas no cockpit.

Veja na matéria a seguir mais detalhes do pouso não programado do A350 da Delta no Alasca na semana passada:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias