A Belavia, empresa nacional de aviação da Bielorrússia, poderá ser a primeira operadora estrangeira do Yakovlev MC-21 (ou MS-21), segundo sugeriu a United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia. Durante uma visita do presidente bielorrusso Alexander Lukashenko à fábrica de aviação de Irkutsk, a UAC destacou que a Belavia já manifestou anteriormente interesse em adquirir o modelo.
“Estamos interessados em expandir o conjunto de operadores potenciais, incluindo a Belavia”, afirmou Yuri Slyusar, CEO da United Aircraft. “Quanto mais experiência tivermos em operações de diferentes companhias aéreas, melhor será nosso avião.”
Em linha com os esforços de substituição de importações russas, surgiu o desejo de intensificar a cooperação aeroespacial com entidades bielorrussas, à medida que as taxas de produção aumentam.
“Estamos aumentando a produção de aeronaves russas. Visitamos repetidamente as fábricas de aviação bielorrussas”, diz Slyusar. “É importante passar da cooperação que tínhamos em reparos de aeronaves e programas militares para ampliar nossas tarefas para produtos civis.”
Slyusar sugere ainda que as empresas de aviação bielorrussas poderiam potencialmente receber “bilhões de rublos” em pedidos. Ele indica que os dois lados já estão trabalhando juntos no Tupolev Tu-214, cuja produção está sendo retomada para atender a demanda de capacidade dos operadores russos.