Beluga: Um dos aviões mais exóticos do mundo fará voo inédito para o Brasil

Imagem: Maarten Visser, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Como parte de uma campanha de testes ao redor do mundo, a Airbus terá voos com uma das mais exóticas aeronaves do mundo, o A300-600STG Beluga, para vários destinos do mundo, incluindo o Brasil. A data do voo e os destinos ainda não foram divulgados.

Falando ao site FlightGlobal, o gerente de estratégia e desenvolvimento de negócios da Airbus Services, Reza Fazlollahi, disse que o Beluga “está sendo testado em rotas para países como Japão, Cingapura, Brasil e EUA”.

Em janeiro deste ano, a Airbus anunciou que passaria a oferecer um novo serviço de carga aérea a quem quisesse contratar, utilizando os jatos Beluga Super Transporter, modelo que é um A300-600 modificado com um grande “domo” na parte superior da fuselagem. Esta aeronave foi uma adaptação para transportar cargas super volumosas, mas restritas especificamente às partes de aviões da própria Airbus, como fuselagens do A320 ou asas do gigante A380.

Divulgação – Airbus

A fabricante disse que abriria uma subsidiária para operar estes serviços com seu próprio certificado de transportador aéreo, tornando-se uma companhia aérea efetivamente. Como exemplo, a ucraniana Antonov já faz isso há décadas com a Antonov Airlines, voando diversos de seus aviões, incluindo o único exemplar do maior avião do mundo, o An-225 Myria.

“O Beluga, com sua larga fuselagem, irá abrir novos mercados e possibilidades logísticas para os clientes, no caso de levar helicópteros sem precisar desmontá-los, é um benefício. De maneira similar, os maiores motores de avião do mundo podem ser acomodados inteiros ali dentro”, afirmou Phillippe Sabo, chefe de Transporte de Cargas Superdimensionadas na Airbus, à época do anúncio.

A Airbus destaca que o Beluga pode levar qualquer carga que tenha até 7 metros de largura e 6,7 metros de altura, sem precisar de nenhuma adaptação no transporte. A fabricante também anunciou que o novo BelugaXL, um A330ceo modificado, em breve estará disponível para esse mesmo tipo de transporte.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

LATAM envia outro Boeing 777 para resgatar passageiros em Portugal, mas...

0
O Boeing da LATAM que teve problemas ainda está em Porto, e apesar do envio de outro avião, um passageiro optou por uma opção mais rápida.