Início Variedades

Bichos-preguiça morrem congelados após Boeing da Qatar ficar retido no solo do aeroporto

Boeing 777 da Qatar Cargo – Imagem ilustrativa

Três bichos-preguiça morreram de frio após ficarem presos dentro do porão de cargas de um Boeing 777 da Qatar Cargo, braço cargueiro da Qatar Airways, durante uma parada sob forte nevasca na semana passada.

O caso, que foi divulgado mais amplamente somente nesta segunda-feira (30), ocorreu no final de semana dos dias 21 e 22 de janeiro, quando a aeronave, proveniente da América do Sul, deveria realizar uma parada em Liège, na Bélgica, para reabastecimento e seguir para Kuala Lumpur, na Malásia, com os animais.

No entanto, devido à neve e gelo na região, as operações do aeroporto belga precisaram ser interrompidas durante todo o dia 21, fazendo com que os voos fossem alternados para Ostend e Bruxelas. Durante a nevasca e sem poder decolar, o jato permaneceu no solo por longas horas, deixando nove animais sob condições climáticas adversas de baixa temperatura, o que ocasionou a morte de três deles.

De acordo com o site POLITICO, um porta-voz da Qatar Airways confirmou a morte dos animais e pediu desculpas pelo ocorrido, reforçando que o caso está sendo fortemente investigado pelas autoridades competentes. “Transportamos dezenas de milhares de animais todos os anos sem incidentes e estamos profundamente preocupados com esta trágica perda”, disse o porta-voz da Qatar Airways.

Vale destacar que, ao contrário do que foi amplamente divulgado por veículos de imprensa, os animais em questão eram preguiças-de-dois-dedos, não ursos-preguiça. O animal vive florestas tropicais desde a América Central até o norte da Argentina, com ampla recorrência no Brasil.

Segundo as autoridades belgas, as seis preguiças restantes foram examinadas por veterinários, colocadas em salas aquecidas e reidratadas. O transporte dos demais animais até o destino não foi realizado pela aeronave.

Em uma consulta realizada pelo AEROIN, no último dia 20, o Boeing 777 da Qatar Airways, registrado sob a matrícula A7-BFU, decolou de Quito, no Equador, para a Cidade de Panamá, no Panamá. Em seguida, decolou com destino à Liège, onde permaneceu no solo até o dia 22, quando partiu para Doha, no Catar.

Leia mais:

Sair da versão mobile