Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
As companhias aéreas podem receber, em breve, mais ajuda econômica dos EUA, no maior pacote econômico desde o New Deal.
A informação foi divulgada pelo Representante Peter DeFazio (DE-OR), presidente do Comitê de Transportes e Infraestrutura da Câmara dos Representantes dos EUA. Falando com repórteres da Reuters, DeFazio afirmou que as companhias aéreas estarão inclusas no novo pacote de ajuda econômica, chamado de Pacote de Estímulo Econômico, pelo presidente Joe Biden.
Com $1,9 trilhão de dólares em ajudas para trabalhadores e empresas de vários setores, essa será a maior ajuda estatal desde o New Deal, feito após a crise de 1929.
No ano passado, durante o mandato de Donald Trump, as companhias aéreas receberam $40 bilhões de dólares através do CARES Act, que acabou perdendo a validade em outubro e gerou muitas demissões no setor. O pedido por mais ajuda, na época, foi negado pelo congresso, mesmo após Trump ter solicitado ajuda e pressionado nas redes sociais.
Dessa vez, o valor da nova ajuda para o setor aéreo ainda não foi revelado e, assim como a anterior, vai precisar passar pelo congresso, onde deverá enfrentar resistência republicana, principalmente no Senado.
Hoje, 5 de fevereiro, o projeto avançou na Câmara dos Representantes, onde foram aprovadas instruções para que o pacote comece a ser desenhado entre os representantes para depois ser levado à votação, podendo incluir emendas e outras alterações. Só depois de aprovado na Câmara é que vai para o Senado, e daí para a sanção presidencial, num processo similar ao que acontece no Brasil.