Início Aviação Militar

Biden manda carta ao Congresso apoiando a venda de caças F-16 à Turquia

A U.S. Air Force F-16 Fighting Falcon flies over Afghanistan, March 17, 2020. The F-16 Fighting Falcon is a compact, multi-role fighter aircraft that delivers war- winning airpower to the U.S. Central Command area of responsibility. (U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. Matthew Lotz)

Com a prévia aprovação da entrada da Suécia na OTAN por parte da Turquia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou ao Congresso nesta quarta-feira, 24 de janeiro, a autorização para a venda de aviões de guerra F-16 para a Turquia.

Em carta enviada aos líderes dos comitês responsáveis pelas relações exteriores tanto na Câmara dos Representantes como no Senado, Biden reiterou tal pedido. Vale lembrar que esses comitês têm o papel de analisar todas as grandes vendas de armas para outros países, considerando aspectos como direitos humanos e questões diplomáticas.

Tradicional compradora de equipamentos militares dos EUA, a Turquia planeja adquirir, desde outubro de 2021, cerca de 20 bilhões de dólares em caças F-16 e atualizações para seus atuais aviões militares da Lockheed Martin. A aprovação turca para que a Suécia se junte à OTAN foi um dos contrapontos estipulados por Biden para dar sequência a essa negociação.

Sendo assim, de acordo com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, a aprovação da transação dos F-16 seria uma contrapartida para a cooperação turca em relação à adesão dos suecos à OTAN.

Nesta terça-feira, o Parlamento turco votou a favor da entrada da Suécia na aliança militar. Agora, o Departamento de Estado norte-americano está instando Ancara a oficializar esse posicionamento, com a assinatura de Erdogan.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile