Bielorrússia quer dominar a manutenção de aeronaves Sukhoi Superjet

Foto: UAC

A manutenção da aeronave Sukhoi Superjet deverá ser dominada, em um futuro próximo, na Bielorrússia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 19 de outubro, pelo vice-primeiro-ministro do governo bielorrusso Anatoly Sivak, falando no parlamento de seu país. Por objetivo, está a intenção de substituir aeronaves ocidentais por russas em breve.

“Estão em andamento trabalhos para implantação de projetos de cooperação e substituição de importações na área de aviação civil. Prevê-se dominar a manutenção e pintura de aeronaves Sukhoi Superjet o mais rápido possível, o que, no contexto de substituição de importações de todos os sistemas e montagens dos fabricantes de aeronaves russos, é a direção mais promissora“, disse o vice-primeiro-ministro, segundo relatou a agência russa TASS.

Falando sobre o desenvolvimento do transporte aéreo no contexto das sanções ocidentais, Sivak enfatizou que agora “a frota de aeronaves de passageiros está sendo usada ao máximo, as questões de organização do transporte de carga e passageiros pelo território da Federação Russa estão sendo trabalhados“. Além disso, ele informou que “o tráfego de passageiros e mercadorias a outros países, incluindo Egito, Irã, Venezuela, Vietnã e vários outros estados, continua a se desenvolver”.

Após o incidente com a aeronave da Ryanair em 23 de maio de 2021, a União Europeia proibiu as companhias aéreas bielorrussas de operar voos para e sobre os aeroportos do bloco e também recomendou que as transportadoras europeias se recusassem a voar no espaço aéreo da Bielorrússia. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias