Bimotor da Azul tem falha nos freios e pilotos retornam ao aeroporto de origem

ATR 72 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

Um incidente com uma aeronave da Azul Linhas Aéreas foi registrado no último dia 25 de abril, no qual os pilotos precisaram retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha técnica nos freios. O incidente foi reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Segundo o banco de dados do CENIPA, a ocorrência se deu com o ATR 72-600 registrado sob a matrícula PR-AKC, quando estava realizando um voo de passageiros partindo de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, para Pato Branco, ambos municípios do Paraná.

O bimotor decolou do Aeroporto Internacional Afonso Pena às 12h47 locais, no voo AD2702, com 4 tripulantes e 66 passageiros. No entanto, durante a fase de subida, os dois pilotos se depararam com uma indicação de superaquecimento do sistema de freio.

Diante da anomalia, os tripulantes de voo inciaram a leitura do Manual de Referência Rápida (QRH) da aeronave e, a partir dos procedimentos referentes à indicação recebida, decidiram retornar ao aeroporto de origem.

Conforme os dados da imagem abaixo, da plataforma RadarBox de rastreio online de voos, é possível observar a trajetória da aeronave envolvia no incidente, desde a decolagem até as órbitas de espera e o prosseguimento para pouso no aeroporto de Curitiba.

Trajetória da aeronave envolvida no inciente- Imagem RadarBox

O pouso aconteceu cerca de cinquenta minutos após a partida, sem intercorrências, e o CENIPA classificou a ocorrência como um incidente sem danos à aeronave. De acordo com o RadarBox, a aeronave permaneceu em solo apenas por algumas horas, até retornar às operações, realizando um voo para Florianópolis.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias