Uma nova empresa aérea nasceu no coração da África recentemente e com aviões brasileiros fabricados pela Embraer.

A Binani Air é uma companhia aérea fundada na Nigéria, de propriedade da Senadora Aishatu Binani, que estava preparando o lançamento da empresa desde 2021, como falado anteriormente aqui.
Ela também é mais uma das novas operadoras da África a utilizar jatos brasileiros e já recebeu o seu primeiro avião, um Embraer E175-E1, que foi visto no Aeroporto Internacional de Lagos.
A aeronave já tem a matrícula local 5N-CCI e foi fabricada em 2007 para EgyptAir Express, do Egito, tendo indo voar posteriormente na Jasmin Airways, da Tunísia, onde parou devido a pandemia, tendo ficado estocado em Túnis até a empresa nigeriana adquirir a aeronave através da CIAF Leasing.
Um segundo avião, de matrícula SU-GCU, ex-Egypit Air e fabricado no mesmo ano do primeiro jato, já foi pintado nas cores da Binani e deve ir em breve para a companhia aérea da Nigéria. No Egito, as aeronaves eram configuradas para 76 passageiros, mas detalhes de disposição de assentos e rotas da Binani ainda não foram revelados.
Alhamdulillah pic.twitter.com/mpP1Insqne
— Binani Air (@binaniair) May 22, 2023
It might well be another aircraft, SU-GCU, all are owned by CIAF Leasing. But this could also be a second EMB170 for @binaniair. pic.twitter.com/BseTkYkG8D
— Aviation in Nigeria (@avinngblog) May 25, 2023
If this Binani Air eventually keeps up to at least 70% of what it says it will be then trust me that other airlines have gotten a worthy competitor #BinaniAir pic.twitter.com/lomEN3KgyD
— khadijat💕🌷 (@khadijat_Oumar) May 24, 2023