Black Hawks do Exército dos EUA passarão a receber aviônicos modulares de terceiros para atualização rápida de cockpit

Imagem: Divulgação – U.S. Army

Collins Aerospace, uma empresa da RTX, recebeu um contrato de 80 milhões de dólares para atualizar o sistema de aviônicos dos helicópteros H-60M Black Hawk do Exército dos EUA, no programa H-60M MOSA Avionics Architecture Solution.

A RTX explica que a atualização contará com o Mosarc, a família de produtos compatíveis com a Abordagem de Sistemas Abertos Modulares (MOSA – Modular Open Systems Approach) da Collins, e irá simplificar a integração de tecnologia para um campo de batalha complexo e em rápida evolução, permitindo que os soldados atualizem rapidamente a tecnologia de aviônicos em tempo real.

O Mosarc é projetado para tornar as atualizações mais eficientes e, em última análise, reduzir os custos de manutenção ao longo do ciclo de vida do helicóptero. Ao incorporar o Mosarc nos Black Hawks, a Collins Aerospace aspira criar uma comunalidade entre a frota atual e futura do Exército, de aeronaves tripuladas e não tripuladas.

“O Mosarc fornecerá aos cockpits dos Black Hawks do Exército dos EUA uma arquitetura de sistemas abertos, permitindo a rápida integração de novas capacidades para acompanhar as demandas operacionais modernas”, disse Jenny Miller, vice-presidente e gerente geral de Avionics e Helicópteros Militares da Collins Aerospace. “A interoperabilidade do sistema não é apenas vital para operações conjuntas e de coalizão, mas o Mosarc também permitirá a rápida implantação de tecnologia para responder a ambientes em rápida mudança e ajudar a manter essas aeronaves relevantes por décadas.”

O trabalho neste contrato será realizado em Cedar Rapids, Iowa, e Huntsville, Alabama.

Informações da RTX

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias