BNDES vai financiar jatos Embraer de empresa aérea dos Estados Unidos

A exemplo do que já fez em ocasiões anteriores, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do Brasil vai financiar a venda de jatos fabricados pela Embraer, a serem entregues a uma empresa aérea estrangeira. Como resultado do mais recente acordo, o banco de fomento será responsável por prover os recursos do financiamento de seus jatos E175-E1 da americana SkyWest, disse a Reuters.

O financiamento, da ordem de R$ 670 milhões, se dará por meio do BNDES Exim Pós-embarque, com desembolsos realizados em reais no Brasil em favor da Embraer. A SkyWest (importadora) assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas nesta moeda para o Brasil. O setor aeronáutico é considerado estratégico devido ao seu alto valor agregado em conteúdo tecnológico, inovação e capacitação de mão de obra.

Esta foi a segunda operação do BNDES para apoio a exportações da Embraer para SkyWest a contar com estrutura de garantia inovadora, por meio do seguro de crédito privado da Aircraft Non Payment Insurance (ANPI), fornecida pelo consórcio de seguradoras privadas denominado Aircraft Financing Insurance Consortium (AFIC). A primeira foi realizada em dezembro de 2020, no valor de cerca de R$ 400 milhões.

Segundo dados do inventário de frotas do site Planespotters, a Skywest já conta 230 aeronaves do modelo E175 na frota, sendo portanto a maior operadora do modelo no mundo.

Em seu modelo de negócios, a SkyWest é paga, principalmente, para operar e manter aeronaves utilizadas em voos que são comercializados por um parceiro de linha principal. A companhia opera mais de 2.400 voos por dia para 250 cidades nos Estados Unidos, Canadá e México. As empresas às quais a Skywest atende incluem a American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines e Alaska Airlines.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias