Boeing 727 cargueiro sai da pista no Sudão com centenas de refugiados a bordo

Um Boeing 727, com centenas de pessoas fugindo do Sudão, acabou saindo da pista após um pouso no país vizinho ao que está em guerra civil.

O jato teria decolado do Aeroporto de Paloich, no Sudão, e acabou saindo da pista quando pousava no Sudão do Sul. Informações iniciais, mas não confirmadas, dão conta que 300 pessoas estavam a bordo da aeronave, que é cargueira e não conta com assentos. Estas pessoas estariam fugindo da guerra que assola o país e que ocasionou a destruição de várias aeronaves civis.

Por outro lado, pessoas familiares com a aeronave apontam que, por questão de espaço, mesmo em pé, o avião acomoda em torno de 200 pessoas e que acima disso também não conseguiria decolar devido ao excesso de peso.

O trijato tem matrícula EY-627 e pertence à Eagle Enterprise, companhia cargueira do Sudão do Sul. Anteriormente o jato voou para a Astral, com a matrícula 5Y-MWM, bastante conhecido na região, mas, por outro motivo: uma manobra considerada “arriscada”.

Em 2019 o avião teve que fazer uma volta à baixa altura para não colidir com outra aeronave durante a aproximação na Somália, já que o outro lado da pista de Mogadishu tem pouso proibido por risco das aeronaves serem alvejadas por grupos armados locais.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias