Boeing 727 faz bela decolagem de curta pista secundária em Salvador

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 727 da Total decola de Salvador – foto Alessandro Iglesias (cedida)

Um Boeing 727 da fez uma decolagem de tirar o fôlego em Salvador, na Bahia, na data de ontem (22). O clássico trijato utilizou pouco da pequena pista secundária do aeroporto soteropolitano. O avião pertence à empresa Total Linhas Aéreas, única operadora do modelo no Brasil.

A decolagem a jato

O Aeroporto Internacional de Salvador está com obras na sua pista principal, a 10/28, que tem 3.003 metros de comprimento. Essas obras são preventivas para evitar que a pista fique novamente fechada devido a buracos, o que aconteceu num passado recente.

Com isso, apenas a pista 17/35 está disponível e ela tem apenas 1.518 metros de comprimento, limitando em muito as operações de diversos aviões, que têm de decolar com um peso reduzido, seja com menos passageiros ou carga, ou então menos combustível. Obviamente, essa regra também se aplica ao Boeing 727

Ainda assim, e mais leve do que o comum, o antigo trijato dá um show com uma decolagem de alta performance muito bonita, enquanto a “sinfonia” dos três motores Pratt & Whitney JT8D tomava conta do ar.

Sem dúvida que esse desempenho só foi possível devido ao avião estar vazio, ou seja, sem carga em seus porões. Mas, ainda assim, vale desfrutar das belas imagens gravadas da cabeceira 35 pelo colega Sérgio Mendes.

Três na cabine

Um detalhe curioso do jato é que ele precisa de três tripulantes na cabine: Comandante, Primeiro-Oficial e Engenheiro de Voo.

Esta última função, responsável por monitorar parâmetros de motor, sistemas hidráulicos, performance e outros dados técnicos da aeronave, foi praticamente extinta depois das modernizações de cabine, que digitalizaram e unificaram os sistemas, reduzindo a carga de trabalho através de alertas automatizados.

Com isso, no Brasil, a Total é a única empresa aérea que conta com esta função ainda ativa, já que o Boeing 727 exige o engenheiro de voo, por manual.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Reunião do Grupo de Supervisão da Segurança Operacional do Atlântico Sul...

0
O evento foi organizado pela Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) em conjunto com a OACI.