Início Acidentes e Incidentes

Boeing 737-700 acaba fora da pista em incidente ao pousar em Moscou no Natal

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O dia de Natal acabou em um imprevisto para um grupo de passageiros e tripulantes de um Boeing 737 na Rússia, que se envolveram em um incidente no pouso.

Segundo dados do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Boeing 737-700 registrado sob a matrícula VQ-BIP, operado pela companhia aérea russa Yakutia Airlines, e a ocorrência se deu na sexta-feira, 25 de dezembro.

O jato estava realizando o voo de número R3-784, de Neryungri para Moscou-Vnukovo, com 109 passageiros e 7 tripulantes a bordo, e quando pousou na pista 24 do aeroporto Vnukovo, por volta das 12h00 do horário local, terminou fora da pista em cerca de 20 a 30 metros, porém ainda na superfície pavimentada da área de segurança do final da pista.

O aeroporto informou que os passageiros desembarcaram normalmente e foram conduzidos ao terminal, a bagagem foi descarregada e a aeronave empurrada de volta para a taxiway manualmente por meio da barra de reboque. O caminhão de reboque apenas assumiu o taxiamento na taxiway.

Imagem: Aeroporto Vnukovo

Segundo o portal russo RIA Novosti, a companhia aérea emitiu a seguinte nota sobre o incidente:

“O Boeing 737-700 pousou em Vnukovo aproximadamente às 12h10, horário de Moscou. Ao taxiar, ele deslizou para fora da pista devido à baixa aderência devido às condições climáticas. Ninguém ficou ferido. Havia 109 passageiros a bordo: 107 adultos e duas crianças. Todos foram desembarcados por escada.”

Até a publicação desta matéria, a aeronave permanece em solo no aeroporto da capital russa. (Obs: VQ-BIP é exatamente a matrícula que no FlightRadar24 apresenta voos mesclados entre a russa Yakutia Airlines e a brasileira Azul Linhas Aéreas, conforme abordamos recentemente aqui no AEROIN. Caso você não tenha visto, pode conferir por que isso ocorre clicando aqui ou na matéria abaixo).

Sair da versão mobile