Uma aeronave cargueira foi parar numa área de lama após sair da pista durante o pouso na Nigéria na tarde desta quarta-feira, dia 11 de dezembro.
A Autoridade Federal de Aeroportos da Nigéria (FAAN) informou que às 10h05 (horário local) desta quarta, um Boeing 737-400F da Allied Air Cargo, com registro 5N-JRT, derrapou na pista 22 do Aeroporto Internacional Nnamdi Azikiwe (NAIA), em Abuja, saindo para uma área lamacenta dentro do perímetro do aeroporto.
De acordo com os primeiros relatos, sujeitos ainda às investigações da Autoridade de Aviação Civil da Nigéria (NCAA) e do Escritório de Investigação de Segurança da Nigéria (NSIB), houve falha no trem de pouso do Boeing 737, que colapsou completamente ao sair da pista, deixando a fuselagem encostada ao solo.
O acidente resultou no fechamento da única pista de Abuja, causando cancelamentos e atrasos no segundo aeroporto mais importante da Nigéria, como informa o portal parceiro Aviacionline.
As autoridades aeroportuárias estão trabalhando para remover a aeronave avariada e inspecionar a pista em busca de possíveis danos, a fim de retomar os voos regulares.
#Breaking #Ongoing Today (12/11) an Allied Air Cargo B-737 left the runway on landing in Abuja (Nigeria). All six aboard survived. Jet´s registration was “5N-JRT”. Updates when possible. Source @AviationSafety 📸 @ZagazOlaMakama pic.twitter.com/8Belmz7T6G
— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) December 11, 2024
Este não é o primeiro acidente em circunstâncias semelhantes envolvendo a companhia aérea de carga. Em 2012, o voo 111, operado por um Boeing 727 de carga, saiu da pista no aeroporto de Accra (ACC), em Gana, ultrapassou o perímetro do aeroporto e colidiu com uma van, resultando na morte instantânea dos dez ocupantes do veículo.
A investigação concluiu que a principal causa foi um erro do piloto ao pousar manualmente em condições desfavoráveis, quando deveria ter utilizado o sistema de pouso por instrumentos. Além disso, o comandante pousou 4.000 pés (1.219 metros) além da cabeceira da pista e sem ativar os freios aerodinâmicos.