Boeing 737 com apelido de “Muisca” faz um pouso incomum em Belém do Pará

Imagem por Giovany Cruz via Instagram

Um visitante incomum tocou seus trens de pouso no aeroporto Internacional Val-de-Cans, em Belém do Pará, no último final de semana. Tratou-se do Boeing 737-700 presidencial colombiano de matrícula FAC-1219 e nome de batismo “Muisca”. A parada em solo paraense se deu durante o regresso da aeronave e seus ocupantes à Colômbia, após o cumprimento de uma missão na Europa.

Antes do Brasil, o jato passou por Zurique e Toulouse. Por sua vez, a chegada a Belém foi registrada pelo fotógrafo de aviação Giovany Cruz, e compartilhada em seu perfil na rede social Instagram (abaixo). Após reabastecimento, o voo seguiu para Cali.

MUISCAS – Os Muiscas foram um povo que habitou a região andina da atual Colômbia. O seu território foi conquistado por espanhóis no século XVI, e a sua cultura foi difundida a partir deste momento. O seu legado é identificado especialmente pela influência na culinária colombiana.

Os Muiscas também deixaram um legado de arte, arquitetura e crenças espirituais, incluindo a crença no Deus Sol Bochica, que os governava, assim como outras divindades que representavam a terra, o ar, o fogo, a água e outros elementos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias