
Um visitante incomum tocou seus trens de pouso no aeroporto Internacional Val-de-Cans, em Belém do Pará, no último final de semana. Tratou-se do Boeing 737-700 presidencial colombiano de matrícula FAC-1219 e nome de batismo “Muisca”. A parada em solo paraense se deu durante o regresso da aeronave e seus ocupantes à Colômbia, após o cumprimento de uma missão na Europa.
Antes do Brasil, o jato passou por Zurique e Toulouse. Por sua vez, a chegada a Belém foi registrada pelo fotógrafo de aviação Giovany Cruz, e compartilhada em seu perfil na rede social Instagram (abaixo). Após reabastecimento, o voo seguiu para Cali.
MUISCAS – Os Muiscas foram um povo que habitou a região andina da atual Colômbia. O seu território foi conquistado por espanhóis no século XVI, e a sua cultura foi difundida a partir deste momento. O seu legado é identificado especialmente pela influência na culinária colombiana.
Os Muiscas também deixaram um legado de arte, arquitetura e crenças espirituais, incluindo a crença no Deus Sol Bochica, que os governava, assim como outras divindades que representavam a terra, o ar, o fogo, a água e outros elementos.