Boeing 737 da Azul sofre descompressão após decolagem de Campinas

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 737-400F Azul Cargo

Um Boeing 737-400 da Azul Linhas Aéreas, de matrícula PR-AJZ, sofreu o que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira classificou como descompressão, obrigando-o a voltar ao seu aeroporto de origem.

Segundo o relatório registrado no CENIPA, a decolagem do avião cargueiro aconteceu no dia 2 de outubro de 2020. Naquele dia, o clássico Boeing faria o voo AD9900, de Viracopos para Manaus, com dois tripulantes a bordo e um porão cheio de encomendas.

Conforme relata o The Aviation Herald, durante o procedimento de subida, os pilotos observaram a indicação de problema na Air Cycle Machine (ACM) esquerda, um equipamento que faz parte do sistema de ar condicionado da aeronave, seguida de uma indicação de despressurização. Após verificar os procedimentos previstos nos manuais da aeronave, a tripulação decidiu por retornar a Campinas, sem declarar emergência.

Não houve necessidade de utilização das máscaras de oxigênio e o pouso ocorreu normalmente após 30 minutos da decolagem, segundo informam os dados do FlightRadar24. Ainda assim, o jato foi removido para manutenção e apenas retomou os voos de carga no dia 7 de outubro, quando voou para Manaus e depois para Fortaleza.

As causas do alerta e a extensão do problema não foram divulgados.

O PR-AJZ é um jato de 24 anos de idade que chegou na Azul em agosto de 2018, após ter passado pela Asiana, Miami Air e ser convertido em cargueiro em 2017. Lembrando que esse não é o avião que foi danificado recentemente por um equipamento de solo, sendo aquele o PR-AJY.

Imagem do FR24 mostra o roteiro do voo em 2 de outubro


Histórico de voos do PR-AJZ

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias