Boeing 737 da Gol acerta ave na decolagem, faz meia-volta e acerta outra no pouso

Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, semelhante ao envolvido na ocorrência

Uma colisão com pássaros (‘bird strike’) dupla foi registrada no começo desta semana, na qual um jato da Gol Linhas Aéreas teve o impacto com os animais tanto na decolagem quanto no pouso de retorno à origem.

O incidente, cujo relatório o AEROIN teve acesso junto ao sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), ocorreu com o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula PR-GZU, que estava realizando o voo G3-1521 de Fortaleza, no Ceará, para Guarulhos, em São Paulo.

De acordo o CENIPA, no último domingo, 20 de março, a aeronave decolou às 07h45 pela pista 13 do Aeroporto Internacional de Fortaleza com 179 passageiros e 6 tripulantes, entretanto, na subida inicial, o motor direito ingeriu um pássaro.

Diante do ‘bird strike’, a tripulação interrompeu a subida da aeronave a 5 mil pés (cerca de 1,52 km) de altitude e, após os procedimentos padrões previstos na lista de verificação (‘checklist’) do fabricante, decidiram retornar ao aeroporto de origem.

Conforme dados da plataforma RadarBox online de rastreio de voos, a aeronave realizou diversas órbitas de espera sobre a cidade de Fortaleza, conforme pode ser visto na imagem abaixo:

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Ao se aproximar para pouso no aeroporto, no entanto, a aeronave sofreu novamente uma colisão com pássaros. Não há detalhes sobre qual local do Boeing 737 foi atingido dessa vez.

Apesar da situação, os pilotos realizaram um pouso seguro e sem maiores intercorrências, após uma hora e meia de voo. Segundo o CENIPA, a aeronave teve danos leves.

Um Boeing 737-800 substituto, registrado sob a matrícula PR-GUX, realizou o voo para Guarulhos com cerca de 4 horas de atraso. Já o jato envolvido no incidente permaneceu em solo por cerca de 28 horas, até realizar um novo voo para o Rio de Janeiro.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Entrevista com o Presidente da Helibras: aeronaves das Forças Armadas, engenharia,...

0
Duek falou sobre os projetos atuais na parceria da fabricante com as Forças Armadas do Brasil, possíveis novos projetos nesse âmbito e as