Boeing 737 da Malaysia desce repentinamente e passageiros ‘flutuam’ a bordo

Foto de Ana Zvereva, via Wikimedia

Os passageiros de um Boeing 737 da Malaysia Airlines levaram um susto, após o avião em que estavam descer repentinamente no domingo (3). O avião seguia de Kuala Lumpur para Tawau, teve que dar meia-volta e retornar ao aeroporto de onde houvera partido. No final, ficou claro que não houve nada “fora dos conformes”, exceto por um problema técnico com a aeronave, seguido de um pouso seguro.

O que houve a bordo

A CNBC Indonesia relata que o incidente ocorreu durante o voo MH-2664, após 30 minutos desde sua decolagem, que era operado pelo jato de marcas 9M-MLS, um Boeing 737-800 de oito anos. A imprensa ficou em polvorosa, relatanto que o avião havia despencado, mas não foi bem assim.

O site de rastreamento de voos FlightRadar24 mostra que o avião estava sobrevoando o Mar da China Meridional a cerca de 30.000 pés quando iniciou uma descida repentina. A descida foi abrupta, como mostram os dados do radar, mas notadamente controlada pelos pilotos, muito diferente do acidente com um avião do mesmo modelo no mês passado, na China.

Como mostram as imagens do rastreamento do voo abaixo, o jato desceu 17.000 pés em cerca de 10 minutos, com uma razão de descida alta, mas controlada. É claro que numa condição como essa, os pilotos sentem as leis da física em seu corpo, como um passageiro, que relatou à imprensa local a sensação de estar flutuando.

Malaysia diz que houve “problema técnico”

A Malaysia Airlines disse em nota que o avião teve problemas técnicos. A companhia aérea acrescentou que os pilotos decidiram retornar a Kuala Lumpur como medida de precaução.

O voo MH-2664 de Kuala Lumpur para Tawau em 3 de abril fez um desvio devido a problemas técnicos com a aeronave, agravados pelo mau tempo no caminho”, disse o comunicado da Malaysia Airlines. “O avião pousou em segurança às 17h03. A segurança de nossa tripulação e passageiros continua sendo de extrema importância”.

Os pilotos receberam muitos elogios nas mídias sociais por terem lidado adequadamente com o incidente e pela decisão de dar meia-volta. Embora a investigação ainda esteja em andamento, a Autoridade de Aviação Civil da Malásia diz que examinará o sistema interno de controle de dados de voo do avião, mas diz que os pilotos parecem ter respondido corretamente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 737 deixa uma das rodas para trás durante a decolagem;...

0
Um Boeing 737 perdeu uma das rodas do conjunto principal do trem de pouso durante o procedimento de decolagem no último domingo.