Início Acidentes e Incidentes

Boeing 737 da Modern decola, mas problemas do lado do comandante obrigam ao retorno

Um Boeing 737-400F da mesma empresa

Um Boeing 737-300F da Modern Logistics teve que retornar ao aeroporto de origem após os pilotos identificarem uma série de inconsistências nos instrumentos do lado esquerdo do painel, onde senta o comandante. O incidente aconteceu no dia 14 de maio e foi registrado na base do CENIPA.

Segundo as informações disponibilizadas pela empresa aérea ao órgão que investiga incidentes e acidentes na aviação brasileira, a aeronave envolvida foi o Boeing 737-300F (cargueiro) de marca PP-YBC, que realizava um voo após sair de uma breve manutenção em São José dos Campos. Seu destino era Campinas, base da empresa aérea, também no interior de São Paulo. A bordo havia apenas os dois pilotos.

Durante a subida, os tripulantes notaram que havia inconsistências com as indicações dos instrumentos do lado esquerdo, especificamente aqueles que mostravam ao comandante os dados de velocidade, altitude e velocidade vertical do Boeing.

Não foi especificado, mas presume-se que os indicadores do lado do copiloto estavam normais, dado que foi ele quem assumiu o controle do voo e conduziu a aeronave a um pouso seguro em São José dos Campos, segundo os dados que constam do CENIPA.

O avião havia sido trasladado de Campinas para São José dos Campos no dia 6 de maio, a fim de passar por uma manutenção de alguns dias (não há detalhes disponíveis). Após o problema em voo, a aeronave ficou mais três dias no solo antes de seguir viagem para Campinas.

FR24
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile