Boeing 737 da Modern tem falha e voa por uma hora no interior paulista até voltar à origem

Boeing 737-400F

Um Boeing 737 da companhia aérea brasileira Modern Logistics sofreu um incidente no começo deste mês com um comando de voo. A ocorrência foi reportada ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Conforme os registros, a aeronave envolvida foi o Boeing 737F de matrícula PP-YBD, de 33.9 anos, que estava realizando o voo entre Campinas e Brasília no último dia 3 de fevereiro.

O jato decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos às 22h14 para cumprir o voo cargueiro WD-5800 com apenas dois tripulantes a bordo. Após a decolagem, durante a fase de subida, a aeronave apresentou falha do slat 4.

Conforme apresentado em uma recente matéria do AEROIN, em um incidente também envolvendo o mesmo tipo de falha no comando, foi explicado que os slats são superfícies móveis na parte frontal da asa que aumentam a sustentação para permitir um pouso em menor velocidade, que resulta em menor distância de pista necessária para a frenagem.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Diante da anormalidade, a tripulação decidiu retornar para o pouso no aeródromo de origem, o que foi feito sem intercorrências.

Dados da plataforma de rastreio de voo registraram a trajetória da aeronave. Eles mostram que a aeronave realizou pouco mais de três órbitas de espera sobre a cidade de Araras, também no interior paulista, onde os pilotos efetuaram os procedimentos previsto em manual.

Após deixar os 12 mil pés (3,66 km) de altitude, os pilotos prosseguiram para Campinas, onde novas órbitas de espera foram realizadas antes de o pouso ser efetuado pela pista 33, às 23:18, totalizando pouco mais de uma hora de voo. A aeronave permanece no solo desde o incidente.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias